Golpistas se passam por conselheiros tutelares no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Golpistas se passam por conselheiros tutelares no Farol

Foto Divulgação

 Segundo o Conselho Tutelar de Campos, nenhuma criança foi sequestrada, mas casos de abordagem de falsos profissionais já foram denunciados

Golpistas estariam se passando por conselheiros tutelares para enganar famílias de algumas comunidades e, supostamente, sequestrar crianças. Casos como esse foram confirmados na semana passada, na comunidade Tamarindo, no Centro, e também no Farol de São Thomé. O Conselho Tutelar de Campos esclarece que o órgão não faz esse tipo de procedimento e alerta para que, em caso de suspeita, a população entre imediatamente em contato com a Polícia Militar pelo disque-denúncia 190.

O golpe estaria sendo aplicado por homens em uma kombi branca e também em veículos de passeio. Eles estariam parando mães na rua e alegando que seus filhos precisariam ser levados para o Conselho Tutelar a pedido do juiz. As denúncias sobre o caso apontam que o alvo preferencial seriam crianças até 10 anos.

A conselheira tutelar Catarina Carneiro Paravidino esclarece que o Conselho não leva uma criança para o acolhimento sem que haja um motivo grave. 

“Somente em casos de denúncia, nós vamos até a residência dessa família averiguar a situação. Dependendo da gravidade do caso, levamos a criança para o acolhimento”, explicou.

Catarina disse ainda que, nesses casos, os conselheiros tutelares vão até o local em um veículo oficial – com a logo da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, no caso das kombis; ou carros de passeio com adesivo do Conselho Tutelar.

“É importante deixar claro que a atuação do órgão é cautelosa. Geralmente fazendo um acompanhamento dessa família. O conselheiro nunca é uma pessoa estranha”, informou.

A conselheira afirma que é importante que as vítimas desse golpe registrem ocorrência na delegacia. “Ainda não foram confirmados nenhum caso de sequestro, mas a abordagem deve ser denunciada”, concluiu.

Em caso de dúvidas sobre a atuação do Conselho Tutelar, a população pode entrar em contato através dos telefones:

Núcleo 1 (atende em Guarus)
Telefone: 988294368
Endereço: Avenida Francisco Lamego, nº 167, Jardim Carioca.

Núcleo 2 (atende em Guarus)
Telefone: 988264225
Endereço: Avenida Francisco Lamego, nº 167, Jardim Carioca.

Núcleo 3 (atende da Linha até Ururaí)
Telefone: 98826-4221
Endereço: Rua Barão de Miracema, nº 335, Centro.

Núcleo 4 (atende do Centro até a Penha)
Telefone: 9882-64231/2726-7481
Endereço: Rua Barão de Miracema, nº 335, Centro.

Núcleo 5 (atende do Parque Imperial até a Baixada Fluminense)
Telefone: 98829-4362/ 27350281
Endereço: Rua São Gonçalo, nº 72, Goitacazes.













JTV / Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!