132 Anos, um presente para o Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 28 de julho de 2014

132 Anos, um presente para o Farol de São Thomé

Foto: Fabiana Henriques
Farol de São Thomé com sua praia seu mar. Suas areias a muito ocuparam espaços que hoje dão lugar à casas, bares e comércios em geral.

Alguns fatos aconteceram nesta praia a um século e algumas décadas atrás, fatos estes que fazem parte de uma história que vem se apagando no tempo e que já não é mais contada as crianças desse lugar.

Sua riqueza, cultura, lendas e dialetos, vem por décadas tentando se fazer perpetuar, e hoje, o conhecimento que viemos a adquirir são registrados nessa página, para que um pouco da história da nossa terra seja conhecida e passada para a presente e futuras gerações. 

A princesa Isabel que aboliu a escravidão no Brasil, prestigiou a inauguração do gigantesco Farol em 29 de julho de 1882, e após 132 anos, continua auxiliando os navegantes e a comunidade ao redor continua no aguardo do desenvolvimento e infraestrutura necessária para se ter um mínimo de qualidade de vida possível.

Quando Farol de São Thomé virará um Distrito, para que possa ter "autonomia' para pelo menos, tentar fazer valer os seus direitos? Por que, ó moradores dessa praia que tanto questionam, que tanto reclamam, por que não vão em busca dos seus direitos, seus ideais, não se unem e reivindicam aos órgãos competentes o que é do Farol por direito?

Se deixam render em época de eleição, por 50,00 ou 100,00 ou quem sabe, por um tanque de combustível cheio e assim, abaixam suas cabeças porque seus direitos foram vendidos e "não poderão" ser cobrados até que quatro anos se passem, afinal, seu voto teve um valor, valor este que implicará numa "qualidade de vida" limitada ou inexistente.

Pois, que obrigação quem comprou o voto acha que vai ter, se para ele tudo já está mais que pago? Você, caro cidadão, morador e eleitor, você, minha querida praia do Farol de São Thomé, merece respeito, qualidade de vida, segurança, merece serviços e atendimentos não no padrão 50,00 à 100,00, mas, no padrão dos royalties que saem do nosso mar. 

Parabéns Farol!

Nesses 132 anos, gostaríamos que ganhasse de presente uma agência bancária, um cartório, um hospital, uma delegacia de polícia, para que possamos registrar as ocorrências, (que não são poucas), aqui, e não à 50km de distância. Gostaríamos que você ganhasse de presente uma agência dos correios e muitas outras coisas mais.

Desejamos que o desenvolvimento e a infraestrutura esperada chegue logo e junto com ela, todo o aparato administrativo eficaz, para que possas, ó meu Farol de São Thomé, se mostrar linda e bela não apenas no verão, mas, a cada dia de janeiro a dezembro por mais 132 anos. Parabéns e felicidades a todos nós!






Por Fabiana Henriques
Jornalista   (SRTE/DRT nº 32572/RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!