Ações do PBA no canteiro de obras do Complexo Logístico - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ações do PBA no canteiro de obras do Complexo Logístico

Foto: Rodolfo Lins

O Grupo de Trabalho da Prefeitura de Campos que realiza as ações para cumprimento das condicionantes exigidas pelo Plano Básico Ambiental (PBA), com vistas à instalação do Complexo Logístico Farol-Barra do Furado, realizou várias ações nesta quarta-feira (18) a favor dos trabalhadores do canteiro de obras do empreendimento junto da foz do Canal das Flechas, região limítrofe dos municípios de Campos e Quissamã. 

As ações na área da saúde constaram de testagem de HIV, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, além de entrevista reservada sobre a vida sexual, com informações sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre hábitos alimentares, entre outros serviços.

As ações, coordenadas pelas técnicas do ambiente, Patrícia Fantinatti, da Secretaria de Meio Ambiente de Campos; e Graciele Stocler, da consultora PCE, foram realizadas por diversas secretarias, como a Secretaria de Serviços Públicos, Praças e Jardins, que repassaram informações e distribuíram materiais impressos com informativos sobre a importância da destinação dos resíduos sólidos (lixo seco reciclável), bem como ações diárias simples que contribuem para a preservação do meio ambiente. 

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes levou o Caminhão “Viajando com as Artes”. Os animadores culturais apresentaram teatro e realizaram esquetes com os trabalhadores, sobre motivação, e dinâmica de grupo em ginástica laboral.

As ações a favor dos trabalhadores nas áreas da saúde, social, educação, cultura, dentre outras, conforme têm sido realizadas nas comunidades nas áreas de influência direta e indireta do complexo, nas margens do Canal das Flechas, são em cumprimento aos programas que constam no Plano Básico Ambiental instituído pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), como condicionantes para instalação do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. O Complexo abrigará estaleiros, base de serviços de logística, terminal pesqueiro e outras empresas dos setores naval, mecânico e de serviços diversos.

O Grupo de Trabalho do PBA, que realiza as ações, é formado por servidores de diversos órgãos dos municípios de Campos e de Quissamã. O GT de Campos é formado por 14 secretarias, incluindo as de Defesa Civil e a de Limpeza Pública, Praças e Jardins, que já realizou ações de conscientização sobre a destinação do lixo nas comunidades.

A secretaria já providenciou, por exemplo, a coleta seletiva, que recolhe mensalmente os materiais recicláveis separados pelos moradores da comunidade do Terminal Pesqueiro. Trabalho semelhante sobre a conscientização e a preservação ambiental é realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente, Comunicação Social e Pesca e Aquicultura, com moradores, estudantes e pescadores. 










Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!