RJ e ES: chamadas com oito dígitos não são mais completadas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

RJ e ES: chamadas com oito dígitos não são mais completadas

Foto: Arquivo
Inclusão do “9” antes dos números dos celulares é obrigatória a partir desta quarta-feira


A partir desta quarta-feira (06/11), todas as ligações realizadas para celulares do Rio e Espírito Santo sem a inclusão do nono dígito não serão completadas. 

De acordo com determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o dia 3 de fevereiro de 2014, as chamadas sem a inclusão do “9” antes do número serão respondidas pelas operadoras com orientações sobre a mudança. Mensagens por SMS sem as novas regras não serão mais entregues.

A alteração, no entanto, ainda não tinha sido plenamente implementada até a manhã desta quarta-feira. 

Desde o dia 27 de outubro, as linhas com DDD 21, 22 e 24, no Rio de Janeiro, e 27 e 28, no Espírito Santo, receberam o dígito “9” antes do número. A mesma medida já foi adotada em São Paulo e será expandida para todo o país até dezembro de 2016, seguindo cronograma definido pela Anatel.

A alteração está sendo promovida para aumentar a capacidade de números de celulares. Com a inclusão do nono dígito, cada DDD aumenta seu estoque de linhas de 37 milhões para 90 milhões. A telefonia fixa continua com os atuais oito dígitos.

Um contratempo que os usuários da telefonia móvel estão enfrentando é com a atualização das agendas. Clientes das áreas afetadas pela mudança precisam alterar praticamente todos os números armazenados na agenda dos celulares. Donos de smartphones podem agilizar o processo com aplicativos disponibilizados pelas operadoras. 








O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!