Ventos fortes trazem prejuízos para pescadores de Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ventos fortes trazem prejuízos para pescadores de Farol

Os ventos fortes que atingem a região já trazem prejuízos para quem precisa do mar para sustentar a família. Em Farol uma minoria resolveu se arriscar a colocar o barco na água, mas, próximo ao litoral, nesta segunda-feira (14/10). Segundo a meteorologia, a intensidade dos ventos deve diminuir até o final da semana.


Segundo o diretor secretário da Colônia de Pescadores Z-19 de Farol de São Thomé, Genivaldo Sales, nesta segunda-feira das 128 embarcações que atuam no litoral campista, apenas 10% foi para o mar.

“Nós orientamos para que os pescadores não se arrisquem. Aqui é feita a pesca do camarão em alto mar, mas com os ventos fortes os pescadores ficam mais perto da costa e quando não encontram o produto retornam. Para a captura é preciso fazer uma volta a favor do vento e outra contra e é nessa manobra, nessa volta que a embarcação faz, que o barco fica a deriva”, disse.

O diretor informou ainda que a previsão é de que esses ventos fortes continuem no litoral campista até esta terça-feira (15/10).

PREVISÃO

O técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto, explica que o vento é causado pela movimentação do ar e pode variar de brisa a uma ventania.

“A diferença na intensidade é definida pela diferença na pressão atmosférica de uma área de baixa perto de outra com alta velocidade. A maior proximidade entre elas e a pressão das duas também influencia”, explicou.

O especialista disse ainda que no Brasil os ventos fortes são causados pela ação do centro de alta pressão do Atlântico Sul. “Esse centro fica no mar, mas quando se aproxima uma frente fria com baixa pressão a velocidade aumenta, já que é grande a diferença de temperatura nos dois pontos”, falou.









Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!