Inverno começa nesta sexta-feira (21) - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Inverno começa nesta sexta-feira (21)

O inverno começou oficialmente às 2h04 de hoje. Está prevista a chegada de uma frente fria, acompanhada de chuva, na noite de hoje (21) ou madrugada de sábado (22).


Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são mais amenas, segundo o técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto de Alencar. "Outro aspecto meteorológico que se observa no inverno são as chamadas amplitudes térmicas que causam nevoeiros e neblinas".

Carlos Augusto explicou que os nevoeiros começam a se formar do meio para o final da madrugada, se estendendo até às 7h30. "Embora eles sejam mais freqüentes no inverno, não significa que vão acontecer todos os dias", ressaltou.

Ele disse que os períodos secos, com pouca chuva, que podem durar até 50 dias, são outra característica do inverno. "As temperaturas tendem a aumentar durante o dia e esfriar à noite. Se ocorrer uma queda acentuada de temperatura nos meses de julho e agosto, ela não deverá durar mais do que uma semana". O nevoeiro consiste na existência de gotículas d'água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 metros.

Alto índice de umidade na estação

Para Carlos Augusto, é difícil falar em frio ou calor. "Para um país tropical como o nosso, 16 graus para Campos, por exemplo, é frio, mas na Escandinávia, é um calor de matar".

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), além da redução da visibilidade, outro fator importante do inverno é o alto índice da umidade relativa do ar, cujos valores alcançam até 98% no período da manhã. O contrário ocorre no período da tarde, após a dissipação do nevoeiro, quando o índice da umidade relativa do ar diminui consideravelmente, chegando a registrar valores de até 40%. O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da bruma - substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e fumaça - poluindo o ar.







O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!