P-63 a caminho da Bacia de Campos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 19 de junho de 2013

P-63 a caminho da Bacia de Campos

Após serem concluídos os serviços de integração dos módulos e comissionamento, o navio-plataforma P-63 saiu ontem do canteiro Quip/Honório Bicalho, localizado na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em direção ao campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos.

A P-63 está entre as novas unidades que entrarão em operação em 2013, contribuindo para o aumento da produção de petróleo na Petrobras e o alcance da meta de produção de 2,75 milhões de barris por dia, prevista para 2017. 

Com capacidade para processar 140 mil barris/dia de óleo e comprimir 1 milhão de m3/dia de gás, a unidade será operada pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%). A P-63 foi convertida em um FPSO a partir do navio-tanque BW Nisa, no estaleiro Cosco, na China. A unidade chegou ao Brasil em janeiro deste ano para passar pelas últimas etapas de construção. Ao todo, foram instalados e interligados 23 módulos da planta de processo. Os serviços executados pelo consórcio formado pela Quip (Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Camargo Correa) e a BWOffshore empregaram, no pico das obras, cerca de 1.500 trabalhadores.

O FPSO P-63 atuará junto à plataforma P-61, primeira do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) construída no Brasil, que está em fase final de obra em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. As unidades compõem o projeto Papa-Terra, que prevê a perfuração, completação e interligação das unidades a 30 poços produtores de petróleo. Toda a produção da P-61 será transferida para o FPSO P-63, responsável pelo processamento, armazenamento e transferência do óleo extraído.

Em função da necessidade de alteração do layout submarino dos poços, para atendimento a condicionantes do processo de licenciamento ambiental do projeto, serão realizadas obras complementares na plataforma P-63 na Ilha de Santana, no município de Macaé. 







Folha da Manhã on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!