Vendaval derruba árvores, destelha casas e causa transtornos no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vendaval derruba árvores, destelha casas e causa transtornos no Farol



Fortes rajadas de vento foram registradas na manhã desta segunda-feira (6 de maio), em Campos.   De acordo com a Defesa Civil do município, os ventos alcançaram a velocidade de 66,67 km/hora.

No Farol de São Thomé o mar ficou muito agitado, casas e alguns quiosques foram destelhados, mesas foram parar na praia e troncos de casuarinas foram derrubados interrompendo a passagem em alguns trechos da Avenida Atlântica.  Moradores do xexé relataram que tampas de caixa d'água e telhas saíram voando atingindo outras casas.

Até mesmo uma antena parabólica foi parar num quintal de uma casa.
  

Em Campos, várias árvores caíram e parte do muro do estádio do Americano Futebol Clube tombou por conta da força do vento. Já em São João da Barra (SJB), casas ficaram destelhadas e houve também quedas de árvores. O mesmo aconteceu em São Francisco de Itabapoana e na região dos Lagos. No Rio de Janeiro, a velocidade do vento chegou a 93 km/h e uma pessoa morreu após a queda de uma árvore.

Além de ventos fortes, a frente fria trouxe chuva, depois de um fim de semana ensolarado e quente. A chuva deve diminuir ou mesmo parar, durante a tarde. Mas as rajadas de vento ainda podem ser fortes  à noite, superando os 60 km/h.

De acordo com Carlos Augusto Alencar, técnico em meteorologia, isso ocorre devido à chegada de uma frente fria. Ele explicou que quanto maior a diferença da alta pressão para a zona ou região de baixa, maior o deslocamento do ar.