Ressaca no Farol e região pode ter ondas de até três metros - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 16 de abril de 2013

Ressaca no Farol e região pode ter ondas de até três metros

A Marinha do Brasil emitiu na tarde de segunda-feira (15/04) alerta de ressaca para o litoral da região Norte Fluminense entre a noite desta terça-feira (16/04) e a manhã de quarta-feira (17/04). Neste período a maré ficará mais alta e as ondas poderão chegar até três metros de altura. 

De acordo com o diretor-secretário da Colônia de Pescadores Z19, Genivaldo Sales da Silva, o alerta já foi imediatamente comunicado aos pescadores, porém, a ressaca não apresentará prejuízos, uma vez que a pesca está suspensa por causa do defeso do camarão. Atualmente existem 250 associados credenciados para a pesca marítima e 350 de água doce.  
“Apesar do defeso, sempre tem algumas embarcações que saem para o mar para a pesca de outras espécies de peixes, daí a importância do alerta. Nosso mar aqui é revolto de tombo e pode correr o risco de algum barco ficar a deriva ou até de pescadores se ferirem”, disse. 
As Coordenadorias de Defesa Civil de Macaé, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana também receberam o comunicado. De acordo com o órgão, devido a um ciclone extra tropical, grandes ondas vindas do Sul do Brasil, avançam para a Região Sudeste. 
Durante a noite desta terça-feira, a previsão é de que as ondas aumentem muito no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As ondas podem alcançar até três metros nas praias do Rio de Janeiro e 2,5 metros em São Paulo.
O alerta para mar agitado e grande elevação das ondas vale também para o estado do Espírito Santo, onde as ondas podem atingir até dois metros. A ondulação esperada é em toda a costa do Sudeste. As praias voltadas para o sul estarão mais sujeitas à ressaca. 







Ururau / Ascom