Grupamento Ambiental identifica coruja Tyto Alba no heliporto do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 23 de abril de 2013

Grupamento Ambiental identifica coruja Tyto Alba no heliporto do Farol

O Grupamento Ambiental de Campos realizou uma operação técnica no Heliporto do Farol de São Thomé, depois que foi detectada a presença de aves no hangar que estava sendo reformado.

A solicitação para ir ao local partiu do secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, que recebeu informações sobre a situação. Na ocasião, os guardas ambientais Sávio Tatagiba, biólogo e subcomandante do grupamento, e Geraldo Paes Filho foram informados que no hangar haviam ninhos de corujas com filhotes.

Utilizando EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e, com o apoio de funcionários da Petrobras para subir até o local de 20 metros de altura, os guardas ambientais verificaram a existência de uma Coruja Adulta da espécie Tyto Alba ou, popularmente, chamada de Coruja-de-Igreja. Já os ninhos foram identificados como sendo de andorinhas e pardais e que já haviam sido usados, se tornando apenas palha seca.

- Os funcionários foram orientados a continuar o trabalho, tranquilamente, já que a coruja apenas ficava no local durante o dia para descansar e, à noite, saía para caçar (participando do controle natural de roedores) e que a mesma não iria atacar os trabalhadores e, sim, voar e sair do local - informou Sávio Tatagiba.

O gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobras, Marcelo Macedo, enviou agradecimento pela identificação da aves e, posterior, orientação técnica e, também, um guia de "Aves da Baixada Norte Fluminense", que tem o objetivo de divulgar informações sobre este grupo da fauna tão característico da região norte.









Fonte: Secom/Campos