Filhote de jacaré é encontrado em Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Filhote de jacaré é encontrado em Farol de São Thomé


Os guardas do destacamento do Farol avistaram o jacaré e o capturaram, entrando em contato com o GA, que fez o resgate do animal 


A equipe do Grupamento Ambiental (GA) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou, na última quinta-feira (25 de abril), um filhote de jacaré do papo amarelo. O animal foi encontrado na Avenida Atlântica, na orla da praia do Farol de São Thomé, próximo a um quiosque. De acordo com o comandante da GA, Márcio Barbosa, o réptil foi o maior e o mais bem tratado já capturado pelos agentes. A espécie (Caiman latirostris) está ameaçada de extinção.

Os guardas do destacamento do Farol avistaram o jacaré e o capturaram, entrando em contato com o GA, que fez o resgate do animal. “O filhote tem aproximadamente 2 anos, mede 80 cm e pesa quase 4 quilos. Ele está bem nutrido e provavelmente deve ser solto ainda nessa quinta”, informou Márcio.

O animal foi encaminhado para o Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas) do Hospital Veterinário da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), onde será examinado e posteriormente solto em seu habitat natural. “O veterinário verá onde o bicho poderá ser solto. As melhores opções seriam as Lagoas de Cima ou Fheia”, comentou o subcomandante da GA, Sávio Tatagiba.

O jacaré do papo amarelo encontra-se em perigo de extinção, devido à poluição de rios e lagos por esgoto, assoreamento de rios, aterramento de lagoas, drenagem de brejos e caça, pois sua carne é saborosa e sua pele é usada para calçados e vestimentas.







Jornal Terceira Via