Abertura ilegal de barra em Iquipari provoca morte de peixes - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 27 de abril de 2013

Abertura ilegal de barra em Iquipari provoca morte de peixes


A abertura ilegal da barra da Lagoa de Iquipari causou a morte de crustáceos e peixes de água doce, como tilápias, traíras, acarás entre outras.


A empresa que presta serviços de limpeza para o município de São João da Barra recolheu aproximadamente quatro toneladas de peixes e camarões mortos essa semana, segundo Marcos Sá, secretário municipal de Meio Ambiente.

Quando a barra está aberta, a correnteza puxa o peixe para o mar e as espécies de água doce não suportam a variação de temperatura e salinidade. Por outro lado, os peixes de água salgada, como o robalo, e também o camarão, entram na lagoa e conseguem se reproduzir e crescer.

Segundo o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Sidney Salgado, a abertura da barra aumenta o número de espécies na lagoa, facilitando a pesca. Existe uma prática na região de abertura da barra para renovação do estoque pesqueiro, mas se for realizada sem autorização de órgão ambientais é considerada crime.

A Lagoa de Iquipari faz parte de uma Unidade de Conservação a Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que pertence à LLX, e terá um plano de manejo para discutir as aberturas da barra.

"Foi iniciado um trabalho de pesquisa pela UENF, em 1996, e a avaliação da abertura controlada da Lagoa de Iquipari foi realizada e interrompida. São avaliados vários dados sobre a situação da lagoa, envolvendo água, vegetação aquática e espécies de peixes", explicou Sidney.









SJB On line / Foto Rima Ternium