ANVISA suspende fabricação, distribuição, comercialização e consumo do Ades no país - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 24 de março de 2013

ANVISA suspende fabricação, distribuição, comercialização e consumo do Ades no país


Mesmo com a publicação no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (18), da Resolução Nº 1.005, de 15 de março de 2013, que determina a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos Alimento com Soja AdeS, a Unilever, empresa que fabrica o produto, informa em seu site que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu apenas os lotes com as iniciais AG.

Na introdução do site, a Unilever diz que todo produto AdeS, cujas iniciais não forem AG, estão liberadas para consumo, não importando sabor ou tamanho. E informa ainda que apenas 96 unidades do suco AdeS de maçã tiveram problema, sendo eles do lote AGB25, de tamanho 1,5l. E que já foram recolhidos 46 produtos; e que seguirá colaborando com as autoridades, fornecendo toda a informação necessária para a análise detalhada do caso. (Veja comunicado na íntegra abaixo).
Mas, até o presente momento, todos os produtos com soja da AdeS estão proibidos, como mostra a resolução:

É aguardado um laudo para definir as penalidades que podem ser aplicadas à empresa. A multa da Secretaria Nacional do Consumidor pode chegar a R$ 6,2 milhões. A empresa também pode ser multada pela ANVISA em até R$ 1,5 milhão. A fábrica da empresa em Pouso Alegre, MG, encontra-se em inspeção pela Vigilância Sanitária local.
Entenda o caso


O produto foi envasado com soda cáustica. Segundo a fabricante, “foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina”.

A Unilever esclareceu que a solução de limpeza envasada nas embalagens do lote AGB25 foi hidróxido de sódio (soda cáustica) a 2,5%, o que significa que a substância está na concentração de 2,5% de seu total.
A Unilever admite falha operacional e humana. Técnicos da empresa se reuniram em audiência na terça (19), em Brasília, com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e a ANVISA.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Amaury Oliva, a empresa apresentou na reunião um relatório que aponta falhas operacionais e humanas no processo de fabricação de AdeS.
Comunicado Unilever / Ades


Na data 18.3.13, a ANVISA publicou a Resolução RE 1005, em que decidiu de forma preventiva suspender a produção de novas unidades de ADES na linha TBA3G, uma das 11 linhas de fabricação de ADES. A ANVISA também suspendeu a distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes fabricados nesta linha TBA3G, identificados com as iniciais AG.

A Unilever informa que:
(i)o problema de qualidade, já informado ao público em 13.3.13, limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litros, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre;
(ii)desde o dia 13.3.13, nenhum produto fabricado na linha TBA3G foi distribuído ao mercado. A linha encontra-se inativa;
(iii)já identificou a causa do problema de qualidade e implementou as medidas corretivas correspondentes;
(iv)já iniciou o cumprimento das determinações da ANVISA publicadas no dia de hoje, incluindo a retirada do mercado das unidades produzidas na linha TBA3G;
(v)está colaborando com a ANVISA com o fornecimento de todas as informações necessárias para a revogação da interdição cautelar que possibilitará o retorno da fabricação na linha TBA3G, bem como a liberação para a distribuição, comercialização e consumo dos lotes de ADES com iniciais AG (exceto AGB25);
(vi)todos os demais produtos ADES não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo.
Estamos seguros de que nossa plena colaboração com as autoridades pertinentes resultarão em uma rápida solução para o benefício do consumidor.




Unilever Brasil