Mais de 1,5 milhão de eleitores podem ter título cancelado - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mais de 1,5 milhão de eleitores podem ter título cancelado

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado pela Justiça Eleitoral.
 
Há 1.512.884 documentos com irregularidade no país, informa o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
 
Para não perder o título, os eleitores devem ir a um cartório eleitoral entre 25 de fevereiro e 25 de abril para regularizar a situação. É necessário levar documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

A Justiça Eleitoral informa que a situação do título não será comunicada ao eleitor por e-mail ou correspondência. O eleitor precisa verificar na lista de possíveis títulos cancelados.

A relação dos eleitores que podem ter título cancelado está disponível no campo ”Serviços do eleitor” do site do TSE. A consulta também pode ser feita nos cartórios eleitorais.

O eleitor que não efetuar a regularização do título poderá ter o documento cancelado entre 10 a 12 de maio de 2013.

Se um eleitor não votou no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Serão contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.

No entanto, não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

Os eleitores do chamado “voto facultativo’–menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos- também não serão considerados na relação de títulos irregulares. Segundo o TSE, pessoas com deficiência “para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso” também não terão o título cancelado.










Campos 24 Horas