Conscientização contra o cerol no Festival de Pipas do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Conscientização contra o cerol no Festival de Pipas do Farol

Conscientizar as crianças que soltar pipas pode ser uma brincadeira prazerosa, sem riscos para ninguém. Este é o principal objetivo do 2º Festival de Pipas, que acontece neste sábado (2) e no domingo (3), na praia do Farol de São Thomé.
 

A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). Durante o festival, será intensificada a Campanha “Pipas sem cerol – eu aprovo”.

- Vamos distribuir adesivos da campanha aos participantes do festival, principalmente às crianças. A proposta é fazer o festival com segurança para todos. Por isso, o evento tem como objetivo principal a conscientização e não a competição - ressalta a diretora do Departamento de Turismo da Sedep, Ana Neri Alvarenga.

Ana enfatiza que o festival será realizado em local seguro: a areia da praia do Farol, e longe dos fios da rede elétrica. “Queremos fazer com o festival, uma releitura desta brincadeira de soltar pipas como sendo uma diversão saudável e segura e não uma disputa nociva, como o cerol e a linha chinesa”, destaca.

- Queremos chamar atenção de todos, que as simples brincadeiras infantis, como soltar pipa, podem ser aplicadas na modernidade do século 21, e que trarão os mesmos benefícios e as mesmas alegrias de antigamente, quando não se usava nada prejudicial a ninguém – enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves.

Programação – o 2º Festival de Pipas começa neste sábado, às 10h, com as oficinas de confecção de pipas, artesanato com a fibra de bananeira e bijuterias. Os apaixonados pelas pipas também vão poder apreciar as pipas ornamentais colorindo o céu do Farol.

No domingo, as oficinas vão acontecer das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas no estande da Secretaria de Meio Ambiente e da Sedep, na orla da praia. O material será fornecido gratuitamente pela Sedep.

Cerca de 80 pessoas se inscreverão para apresentar suas pipas, ao lado do estande do Meio Ambiente. As inscrições terminaram nesta quarta-feira (30).  O festival terá duas categorias: tamanho (a maior e a menor) e beleza. Os três primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus.

O evento vai contar com a parceria de várias secretarias e da Guarda Municipal. A Ampla também vai participar da campanha, distribuindo panfletos orientando os participantes sobre a importância de soltar pipa longe da rede elétrica, trabalho que é realizado nas escolas. O 1º Festival de Pipas foi realizado no ano passado, em Lagoa de Cima.















PMCG