Sustentabilidade e renda: oficina de sabão reúne veranistas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 14 de janeiro de 2018

Sustentabilidade e renda: oficina de sabão reúne veranistas

Foto: Rafael Peixoto
Para quem pensou que não é possível fazer sabão através do óleo de cozinha usado, se enganou. Uma oficina para confecção do produto foi realizada na manhã de sábado (13), no espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, na orla da praia do Farol de São Thomé, e atraiu moradores e veranistas.

Além da oficina de sabão, o espaço também contou com outras atividades como distribuição de mudas, passeio do Ecotur, confecção de quadro reciclado feito com PET e tampinhas de refrigerante, oficina de pratos divertidos com tema de fundo do mar -feito com pratos de papelão e canudos- e, ainda, pintura facial artística. 

O gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA), Julio Carlos da Silva Junior, foi quem ministrou a oficina de sabão e ressaltou a importância da reutilização do óleo de cozinha como forma de sustentabilidade. "Nosso objetivo é conscientizar as pessoas de como elas podem manusear seu óleo de cozinha usado para criar um produto que será útil novamente, que é o sabão. Sem contar que o sabão pode servir como uma fonte de renda, caso as pessoas queiram fazer para vender depois", disse ele ao acrescentar que não é recomendado que crianças usem a técnica de confecção do sabão devido a alguns componentes utilizados. "Nós passamos todos os cuidados que se deve ter na hora de fazer o sabão, inclusive, com o uso de luvas e máscaras. Por isso, não recomendamos que crianças realizem os procedimentos", completou.

A veranista Márcia Valéria Silva, de 50 anos, foi uma das pessoas que aprendeu a técnica e irá colocar em prática. "Achei muito interessante o processo e a forma de reutilização do óleo de cozinha. Vou fazer e usar em casa, com certeza", disse.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!