Soltura de Filhotes de tartarugas no próximo sábado em Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Soltura de Filhotes de tartarugas no próximo sábado em Farol

Foto: Silvana Rust
Desde 1992, o Projeto Tamar protege as tartarugas marinhas em Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, na Região Norte Fluminense. Ação será realizada em parceria com o Porto do Açu e Desenvolvimento Ambiental

No próximo sábado (6), às 9h30, o Projeto Tamar realizará a soltura de filhotes de tartarugas marinhas, da espécie Caretta caretta. A ação em parceria com o Porto do Açu e a secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) será realizada em frente ao estande de Meio Ambiente na Orla do Farol. 

“Para cumprir sua missão, o TAMAR conta com a participação de toda a sociedade. Ações individuais podem ser decisivas em diferentes momentos do ciclo de vida das tartarugas marinhas”, ressalta a coordenadora da base Bacia de Campos do Projeto Tamar, a bióloga Daniela Torres. 

O período reprodutivo destes animais ameaçados de extinção ocorre entre os meses de setembro e março, quando as fêmeas Caretta caretta procuram as praias do litoral brasileiro para desovar. Durante o processo de desova, as fêmeas e os filhotes, que nascem dos ninhos depositados nas praias, podem ser diretamente impactados por diversos fatores, tais como:  excesso de iluminação artificial (ou fotopoluição) e o trânsito de veículos nas praias, dentre outros.

O Tamar conta com patrocínio nacional da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Tamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!