Litoral campista terá mais uma soltura de tartarugas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Litoral campista terá mais uma soltura de tartarugas

Depois do sucesso da soltura de tartarugas realizada na Orla de Farol de São Thomé, nas duas últimas semanas, o Projeto Tamar, a PMCG e o Porto do Açu, programaram novas datas para a atividade junto ao público.


Todas as solturas acontecerão em frente ao estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental. A terceira soltura de filhotes de tartarugas será neste sábado (20), às 9h30, e a próxima será no dia 26 (sexta-feira), às 17h. A proposta é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Durante as solturas, o Porto do Açu ainda tem a oportunidade de apresentar à população o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, realizado pelo empreendimento desde 2008. Diariamente, técnicos percorrem 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Quissamã. Durante o período reprodutivo, que vai de setembro a março, a equipe localiza, identifica e acompanha os ninhos de tartarugas até o nascimento dos filhotes.

Para o coordenador de Meio Ambiente do Porto do Açu, Daniel Nascimento, mostrar a rotina do Programa à comunidade é fundamental para o trabalho de conscientização surtir efeito. “O período de desovas de tartarugas é justamente no verão, quando as praias ficam repletas de banhistas. Por isso, estamos muito satisfeitos em poder nos aproximar da população e, com isso, levar informação e conhecimento. A ideia é estimular a todos para que contribuam com a preservação ambiental”, afirmou.

Desde o início da atual temporada reprodutiva, o Programa registrou o nascimento de cerca de 11 mil filhotes. Na temporada passada, o número total de filhotes chegou a 87 mil.

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!