Ecotur: Passeio Ecológico em Farol começa no sábado (6) - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Ecotur: Passeio Ecológico em Farol começa no sábado (6)

O micro-ônibus da SMDA sairá às 9h do stand da secretaria, na Avenida Atlântica, onde as inscrições já estão sendo feitas. São 32 vagas por passeio
Divulgação

Está confirmado para este sábado (6), o primeiro Passeio Ecológico da temporada do verão 2018 em Farol de São Thomé. O Ecotur, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), terá como rota o Lagamar, o Mangue da Carapeba, o Canal das Flechas e o conjunto de comportas da Lagoa Feia, parte final do controle da vazão hídrica do sistema. 

Os passeios acontecerão também nos quatro sábados seguintes, finalizando no dia 3 de fevereiro.

O micro-ônibus da SMDA sairá às 9h do stand da secretaria, na Avenida Atlântica, onde as inscrições já estão sendo feitas. Até meia hora antes da saída, caso ainda não tenham sido completadas as 32 vagas, será possível se inscrever, mas a orientação é chegar, no mínimo, às 8h.

— As pessoas devem levar alimentos leves, como frutas, água, protetor solar e também chapéu ou boné, para evitar problemas de insolação, caso o sol esteja muito quente — explica o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu Arêas, esclarecendo que no sábado seguinte (13), o roteiro será na direção contrária, no sentido à Lagoa do Açu, no limite com São João da Barra.

O passeio deve durar até por volta de meio-dia. No trajeto, serão feitas paradas em locais estratégicos para que o palestrante do dia, o mestre em Engenharia Ambiental Roger Rangel Coutinho, da SMDA, passe informações sobre a formação geológica da restinga, da Lagoa Feia e do sistema de canais da Baixada Campista, além da fauna e flora do lugar.

— Embora as áreas de mangue em Campos não sejam extensas, ele é um ecossistema importante e devemos lutar por sua preservação. Quanto à restinga, é um ambiente arbóreo significativo, com espécies como a Pitanga, o Murici, o Araçá, o Abaneiro, dentre outras. As pessoas devem visitar essas áreas, aumentar seu conhecimento a respeito e, consequentemente, aumentar a sua consciência ecológica — complementa Carlos Ronald.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!