Limpeza dos pilares da Ponte do Gote sobre o Canal das Flechas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Limpeza dos pilares da Ponte do Gote sobre o Canal das Flechas

Foto: Supcom 
Superintendência Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente realiza a limpeza dos pilares da Ponte do Gote sobre o Canal das Flechas, na Baixada Campista.


A abertura controlada de duas comportas no Canal das Flechas está permitindo a continuidade da limpeza no entorno dos pilares da Ponte do Gote, na localidade de São Martinho. A intervenção da Superintendência de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), através do Projeto “Limpa Rio”, começou no último dia 30, com a retirada de toneladas de mato e sedimentos acumulados no local, que geravam risco à estrutura de concreto da ponte, caso uma possível elevação do nível da Lagoa Feia devido às chuvas, levasse à necessidade de abertura total do canal.

— Trata-se de uma operação delicada e controlada, pois temos que abrir a comporta até uma certa quantidade de mato encostar de novo na ponte, para que as duas máquinas retirem e coloquem sobre os caminhões. Quando toda essa vegetação que acabou de chegar for retirada, a operação é repetida para permitir a continuidade do trabalho. Até que todo o mato seja retirado e a ponte não corra mais risco, caso seja necessário abrir o canal para o mar, para evitar alagamentos na Baixada — explicou o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.

Duas máquinas, sendo uma dragline e uma long reach, fazem a retirada do material e colocam sobre seis caminhões, que descarregam em uma propriedade rural nas proximidades.

O início da temporada de chuvas na região do Imbé faz subir a Lagoa de Cima, que deságua no Rio Ururaí. Este segue até a Lagoa Feia, que tem seu nível controlado através do Canal das Flechas, que tem que estar com o “caminho limpo”, caso as comportas tenham que ser abertas para esvaziar a lagoa.

— Nossa preocupação é que nos últimos dias começou a chover na região do Imbé, o que resulta no aumento do nível da Lagoa de Cima. Por isso temos que continuar com um ritmo constante no trabalho de retirada da vegetação e sedimento que estão antes dos pilares da ponte — acrescenta o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!