Comitê do Projeto Orla realiza 3ª reunião do ano em Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Comitê do Projeto Orla realiza 3ª reunião do ano em Farol

Foto: Divulgação
O Comitê Gestor do “Projeto Orla” realizou nesta terça-feira (5), em Farol de São Thomé, a terceira reunião do ano, para andamento do Plano de Gerenciamento Integrado (PGI), na área costeira do balneário.

Na ocasião, foram avaliados diversos pontos, para garantir que o uso compartilhado do espaço esteja em conformidade com a legislação federal que regula a utilização controlada da costa de todo o país, com o objetivo de resguardar o respeito ao meio ambiente. As outras reuniões foram realizadas dia 30 de agosto e 25 de outubro.

— Em um quiosque, encontramos iluminação irregular direcionada à faixa de areia, que pode à noite desorientar as tartarugas que se reproduzem na área. Constatamos também que barcos construídos em outros locais estão sendo finalizados na orla, onde a legislação permite apenas a realização de reparos — explicou o subsecretário municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) e secretário executivo do Comitê, Carlos Ronald Macabu Arêas.

A questão do quiosque será encaminhada a outro órgão do comitê para solução. No caso da “finalização de barcos”, será buscado diálogo para resolver o assunto. “Temos que observar o estrito respeito à Lei, pois o Comitê também é fiscalizado por órgãos federais, como o Ministério Público”, acrescentou Carlos Ronald.

O Comitê monitora todas as atividades realizadas na Orla, e que estão relacionadas e catalogadas no PGI, que poderiam estar gerando impactos na área. Além dos quiosques, foram visitados também pontos comerciais vizinhos à orla e a área da peixaria, onde todos são orientados a não descartar resíduos provenientes das atividades.

Além de Carlos Ronald, que também representou a SMDA, participaram ainda representantes da Colônia de Pescadores Z-19 e de Organizações Não Governamentais, como o Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar), Universidade Federal Fluminense (UFF), CIDAC, superintendências de Pesca, de Postura e Universidade de Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ).
Foto: Divulgação / Secom


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!