Bombeiros iniciam Operação Verão - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Bombeiros iniciam Operação Verão

Reprodução
O 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) iniciou, nesta terça-feira (28), a Operação Verão, com intensificação nas ações preventivas e nos socorros. Durante a estação, 45 guarda-vidas estarão atuando nas praias de Farol de São Thomé, Atafona e Grussaí.


As equipes contam com materiais e equipamentos como nadadeiras, rescue tubes, duas moto-aquáticas (jetskys) e duas viaturas 4x4.

— A Operação Verão se origina com a implementação de um aumento no efetivo de guarda-vidas para atuarem nas praias com maior movimento de veranistas e mais casos de afogamento. Os guarda-vidas que estarão atuando são das unidades de Campos, 5° GBM, e do Destacamento de Bombeiro Militar de São João da Barra — disse o tenente-coronel Rodrigo Barcelos, comandante do 5º GBM.

De acordo com o comandante, a Prefeitura de Campos está oferecendo alimentação e uma casa para instalação do efetivo no Farol. 

Além das praias, também há uma preocupação com o grande número de afogamentos em rios, cachoeiras, lagoas e lagos, que oferecem riscos como as correntezas, pedras e a profundidade, respectivamente. Por isso, há a orientação para que os locais sejam evitados.

— Esses locais não são locais próprios para o banho. Ou seja, não são totalmente seguros. Em todas estas situações, não existe fiscalização, pois não são locais seguros nem indicados para o banho, nos dias quentes de verão. Os locais indicados são as piscinas com guardião e os aparatos de segurança, além das praias que contam com os guarda-vidas —afirmou o comandante.

Os números relacionados aos acidentes em praias, piscinas, cachoeiras, rios, lagoas e lagos sobem a cada ano, representando a falta de cuidado das pessoas com a própria vida e com a vida do próximo. De acordo com informações do 5º GBM, no último verão, foram realizadas 1.890 ações de prevenção a afogamentos e 720 socorros.

— Os pais nunca devem deixar seus filhos tomarem banho de praia sozinhos. Sempre devem estar atentos. Ninguém deve ingerir bebidas alcoólicas e depois entrar na água, seja ela qual for. As pessoas também nunca devem tentar socorrer alguém que esteja em apuros dentro da água se não souberem as técnicas de salvamento aquático, pois podem se tornar mais uma vítima. É importante não entrar em águas desconhecidas, pois perigos podem estar escondidos na profundidade. Em relação à atuação dos guarda-vidas, estes são profissionais altamente capacitados e treinados para efetuarem os salvamentos aquáticos dos mais variados tipos — completou Rodrigo Barcelos.


Folha1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!