Incêndio em vegetação próximo ao Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Incêndio em vegetação próximo ao Porto do Açu

Reprodução
Um incêndio de pequena proporção às margens da Lagoa do Veiga, Açu, distrito de São João da Barra, foi registrado por volta das 12h desta segunda-feira, 16.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prumo, no início da tarde foi identificado um foco de incêndio nas imediações da Lagoa do Veiga, no 5º Distrito. A brigada de incêndio do Porto do Açu acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros de São João da Barra e está de prontidão para prestar o apoio necessário. A área atingida não faz parte do Complexo Portuário.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foi feito isolamento da área afetada pelas chamas e acompanhamento para evitar danos maiores. As causas do incêndio são desconhecidas e ninguém ficou ferido.

A Lagoa do Veiga, situada na região do Açu, possui aspecto de corpo d’água contínuo, com uma parte mais ao sul impactada pelo processo histórico de ocupação urbana e coberta por plantas e trechos de água aberta com maior profundidade. 

A presença e dominância de cianofíceas em diversas áreas, indica aporte de esgoto doméstico e deterioração do ambiente. Segue-se então um trecho onde a Lagoa do Veiga foi também historicamente fragmentada para a construção de ruas de terra para acessar casas e lotes. Este trecho é coberto por vegetação anfíbia e, ocasionalmente, plantas terrestres.

É um trecho totalmente assoreado, praticamente sem áreas de água aberta, que segue para parte mais ao norte da lagoa que foi segmentada para a construção do Canal de acesso à Unidade de Construção Naval e que apresenta condições ecológicas semelhantes. Como possíveis ações de restauração em curto prazo que podem ser realizadas na Lagoa do Veiga, destacam-se a coleta e retirada do lixo que está acumulado nas margens de seus vários trechos, a remoção de alguns acessos de terra que segmentaram a lagoa e que agora não estão sendo mais utilizadas pela população local.

Parahybano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!