Divulgado o calendário de matrículas das escolas municipais - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 7 de outubro de 2017

Divulgado o calendário de matrículas das escolas municipais

Será aberto na próxima terça-feira (10) o calendário de matrículas da rede municipal de ensino para 2018.


Em um primeiro momento serão feitas somente as rematrículas (de 10/10 a 24/11), seguidas pelos encaminhamentos e transferências (09/11 a 24/11) para, por fim, as pré-matrículas (28/11 a 13/12). Com o objetivo de oferecer um acesso mais justo às vagas, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) desenvolveu um novo sistema de cadastro de matrículas. A rematrícula deverá ser feita na própria unidade de ensino.

A Nova Matrícula contará com maior número de informações dos estudantes e seus responsáveis, além de um sistema de enfileiramento, no qual os cadastros serão ordenados por critérios socioeconômicos. Os mesmos critérios serão utilizados para fim de desempate. A portaria e o edital com as considerações, critérios e o calendário foram publicados no Diário Oficial do município de sexta-feira (06).

Entre os documentos que passarão a ser exigidos dos candidatos à vaga e seus responsáveis estão: certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, cartão nacional do SUS, Registro Sanguíneo, atestado de intolerâncias alimentares e alergias, cadastro de necessidades especiais, carteira de trabalho (dos responsáveis), comprovante de renda familiar, atestado de vulnerabilidade e informações familiares: como idade dos pais; número de irmãos; se tem irmãos disputando vaga na rede municipal; atestado de ocupação escolar dos pais, entre outros.

Além de priorizar vagas àqueles que mais precisam, a Nova Matrícula permitirá à Smece obter um perfil mais detalhados dos estudantes da rede, orientando a distribuição das alocações de interessados em vagas e direcionando a urgência na implementação de programas como o Saúde na Escola, por exemplo.

“A implementação desses critérios se faz necessária para melhor distribuição de recursos. Estamos criando procedimentos para uma melhor distribuição de vagas no município, atendendo a uma demanda interna e externa, a fim de possibilitar um atendimento mais igualitário’, frisou a subsecretária de Convênios e Projetos da Smece, Joana Campinho.

Uma vez cadastrados e “enfileirados”, os candidatos com menor renda ou cujos responsáveis trabalham ou estudam, por exemplo, ganham mais pontos, diminuindo a posição na fila de espera pela vaga. “Utilizaremos critérios técnicos e definidos para priorizar quem realmente precisa da vaga na rede municipal. Além disso, um convênio será viabilizado para facilitar a retirada desses documentos a quem não possui. Vamos cobrar dados solicitados pelo Governo Federal. Só temos acesso a algumas verbas da União com essas informações’, explicou o diretor de Processamento de Dados e Estatística da Smece, Nelson Goulart.

Reunião com diretores 

No último dia 28 de setembro, a Smece reuniu diretores de todas as 240 unidades de ensino do município para apresentar o calendário de matrícula para 2018 e a Nova Matrícula. Durante a reunião, foram explicadas as etapas da matrícula e a necessidade do cadastro completo, contendo mais informações dos alunos e seus responsáveis. Equipes foram criadas para dar suporte aos diretores com a adaptação ao novo sistema, assim como tirar qualquer dúvida com relação ao processo. Em uma segunda etapa, a Smece lançará uma campanha esclarecendo à população como será a Nova Matrícula.


JTV / Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!