Onda de frio deve derrubar temperaturas nesta semana - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Onda de frio deve derrubar temperaturas nesta semana

Foto Divulgação
A chegada de uma forte massa de ar polar vinda da Argentina deve trazer uma onda de frio ao Brasil a partir desta segunda-feira (17).


As quedas mais intensas nos termômetros estão previstas para os estados da região Sul do país, com possibilidade de registro de temperaturas negativas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em, Campos, segundo o técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto a massa de ar frio deve diminuir a  temperatura entre terça e quarta-feira. “ Precisamos esperar a massa de ar entrar na zona tropical para então avaliar o comportamento dela. Sabemos que haverá uma queda de temperatura. A mínima que estava variando entre 16 e 17º graus pode cair para 14 e 15º graus”, explica o técnico que acrescenta ainda que depois de tantos dias nublados a segunda-feira de céu claro, é um fenômeno que anuncia a chegada de uma nova frente fria, falou Souto.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina haverá condições para formação de geada e até neve em alguns pontos isolados, além de possibilidade de ventos fortes e risco de mar agitado. Ainda conforme as previsões, esse ar frio vai se deslocar pelo país durante os próximos dias, derrubando as temperaturas na região Sudeste e atingindo também os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul e grande parte de Mato Grosso.

De acordo com a Climatempo, o frio intenso começou no domingo (16) sobre o centro-norte e leste da Argentina e no Uruguai, avançando depois sobre o Paraguai e a Bolívia até chegar ao Brasil. Esta massa de ar polar poderá ser a mais forte a agir sobre a América do Sul neste ano.

Segundo o Serviço Nacional Meteorológico da Argentina, Bariloche registrou recorde de temperatura negativa, com os termômetros chegando a -25,4ºC. O número anterior era de 30 de junho de 1963.

Até agora, a menor temperatura registrada no Brasil em 2017 foi de -5,7ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, no dia 26 de junho.


G1 / Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!