Pescadores de Farol e Quissamã se reúnem por canal da Barra do Furado - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Pescadores de Farol e Quissamã se reúnem por canal da Barra do Furado

Foto - Luiz Macapá
A prefeitura de Campos recebeu na tarde desta quarta-feira (17), os representantes dos pescadores,  da colônia Z-19 do Farol e de Quissamã que atuam na área da Barra do Furado, no limite entre os dois municípios.

Na pauta, o desassoreamento da barra, onde bancos de areia vêm prejudicando a entrada e saída de barcos pesqueiros dos dois municípios. Participaram ainda, dois representantes da administração municipal quissamaense. 

Os pescadores, entre eles, Rodolfo José Ribeiro, da Colônia de Pescadores Z-19 do Farol, pediram uma solução para o assoreamento na entrada do canal de acesso ao ancoradouro. Segundo eles, a medida mais indicada seria uma máquina flutuante, para sucção da areia. 

O prefeito de Campos destacou que já estava acertado o deslocamento de uma “dragline”, que atualmente faz a dragagem do Canal Cambaíba, para iniciar a desobstrução da entrada da Barra do Furado.

— A máquina já está pronta para ir para Barra do Furado. Estamos aqui para buscar a melhor alternativa, mas se financeiramente não tivermos como bancar a solução definitiva, podemos adotar uma provisória. Isso, claro, desde que não haja nenhum risco para os pescadores — destacou o prefeito.

Pela proposta aprovada na reunião, além da “dragline” a ser deslocada de Campos, também uma máquina da prefeitura de Quissamã continuaria ajudando na retirada da areia. E foi sugerido ainda que uma máquina com uma pá ajudaria a arrastar para longe a areia a ser dragada pelas duas máquinas.



Secom / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!