segunda-feira, 10 de abril de 2017

Profissionais que trabalham com pescados passam por reciclagem

Secom
Cerca de 50 profissionais que trabalham com pescados em diferentes pontos de Campos e do Farol participaram na manhã desta segunda-feira (10), de um curso no auditório da Prefeitura sobre “Boas Práticas de Manipulação e Comercialização de Pescados”.

A proposta da Vigilância Sanitária Municipal (Visa/Campos), órgão ligado à secretaria de Saúde, é levar a quem atua na área informações sobre como trabalhar dentro das normas, com foco na conservação e higiene no manuseio dos produtos.

O curso foi ministrado pela veterinária Vera Cardoso de Melo e abordou o manuseio dos pescados em toda a cadeia, desde o acondicionamento após a pesca, até a venda final ao consumidor. Além dos donos de boxes da peixaria do Mercado Municipal, participaram representantes da Peixaria de Farol de São Thomé, de entrepostos da Vila dos Pescadores e da Feira da Roça.

— Nossa intenção é ajudar a todos vocês. Por isso estamos abrindo esse canal para o diálogo. Não adianta cobrar, se não apresentarmos a vocês as condições de trabalharem dentro das normas sanitárias. Por isso estamos aqui orientando e apresentando a todos a oportunidade de se adequar — afirmou Vera Cardoso de Melo.

A veterinária passou orientações importantes sobre como evitar a contaminação dos pescados. “Estamos às vésperas da Semana Santa, quando aumenta o consumo de peixe. É importante conservar os pescados à venda em 50% de gelo. Também o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) deve ser observado. Outra coisa é a qualidade da água a ser utilizada na limpeza. De nada adianta o peixe estar bom, se a água não é potável e acaba contaminando o produto. E deve ser utilizada sempre água corrente”, explicou Vera Cardoso, que falou de medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia de trabalho para melhorar as condições de manuseio.

— Considero importante essa participação nossa, porque queremos trabalhar direito e evitar problemas. Quando estamos devidamente orientados, todos acabam ganhando — afirmou Heleno Azevedo Batista, de 38 anos, dono de uma banca na peixaria do Mercado Municipal.

O assessor especial de Fiscalização da Visa/Campos, veterinário Márcio Duarte, explicou que com base nas informações passadas pelos profissionais, será feito um levantamento das necessidades. A questão será levada à prefeitura e a proposta é realizar as intervenções necessárias para adequar todos às exigências das normas sanitárias.

— É importante que sejam passadas todas as demandas para que possamos agir. Em um primeiro momento estamos orientando. Uma vez que estejam em condições de cumprir as exigências, adotaremos postura de maior cobrança — concluiu.


Fonte: Comunicação PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| CLIQUE e Saiba Mais |

| CLIQUE e Saiba Mais |
01, 02 e 03 de Dezembro

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| Geral |

| DESTAQUE |

CÚPULA DA CACHAÇA - Barra Velha Prata e Premium entram na lista das '250 Cachaças Mais Queridas do Brasil' e seguem no Ranking

Foto: Fabiana Henriques A primeira fase do III Ranking Cúpula da Cachaça – o Voto Popular – demonstrou, mais uma vez, como a produção ...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.