Encontro de Astronomia reúne em Campos cientistas do mundo todo - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Encontro de Astronomia reúne em Campos cientistas do mundo todo

Foto: Rafael Peixoto 
Campos sedia o 10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica entre os dias 6 e 9 de abril, promovido pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, que completa 21 anos de atividades em 2017. O evento conta com a participação de mais de 120 palestrantes convidados, oriundos de 31 países do mundo.

O 10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que acontece em Campos, prossegue nesta sexta-feira (7) com várias atividades e palestras no campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF) e terá ainda sessão solene na Câmara Municipal para homenagem a dois alunos da rede municipal que destacaram em concurso de redação promovido pela Nasa (Agência Espacial Americana ). 

O evento acontece até domingo e é promovido pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e conta com o apoio da prefeitura de Campos. Participam do encontro internacional renomados palestrantes de mais de 30 países. Segundo o presidente do Louis Cruls e organizador do evento, Marcelo Oliveira, estudantes de Campos que participaram da Campanha Internacional de Busca de Asteroides em 2016 vão receber certificados internacionais de participação. 

Cerca de 80 alunos municipais participaram da Campanha Internacional de Busca Astronômica, com número recorde de asteroides descobertos e confirmados por eles em 2015. Dos 171 asteroides confirmados, 150 foram descobertos em Campos, sendo 82 pelos 84 alunos das 16 escolas municipais participantes, entre eles, alunos da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha de Boa Vista. Em 2015, a campanha mobilizou 500 escolas em 80 países. 

— A nossa cidade se sente muito orgulhosa de sediar um evento tão importante, que serve de estímulo para carreiras pessoais e abre portas para jovens e adultos que pretendem seguir no campo da ciência — destacou Brand Arenari, secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes. Brand, que foi estudante e hoje é professor de universidade pública, frisou ser um exemplo da importância da universidade e eventos deste porte na formação de conhecimento e cidadania, assim como suporte para o sonho da carreira científica.

A abertura contou com a apresentação musical da “Ópera da Ciência Mundial”, formada por 35 alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida, da Vila do Sol na praia do Farol de São Thomé. Na ocasião, os estudantes apresentaram a música em inglês “Ghost particles”. A letra foi composta por eles, com supervisão da professora Andrezza Coelho e musicada por graduandos da licenciatura em música do IFF. 

Pela manhã, aconteceu palestras com o astrofotógrafo Carlos Fairbairn e Dr. Douglas Falcão do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). No turno da tarde, homenagem e workshops. À noite, haverá observação do céu. 

Homenageados - Os estudantes Amanda Ribeiro Alves, de 18 anos, e Lucas Campista Ricardo, de 15 — ambos cursando o 9° ano na Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, em Boa Vista — tiveram suas redações selecionadas entre as melhores do ensino fundamental brasileiro do concurso “Cassini Cientista por um Dia”, desenvolvido pela Agência Espacial Americana (Nasa). "Cassini Cientista por um Dia" é um concurso de redação que proporciona aos estudantes do mundo inteiro uma chance de saber como é a vida de um cientista da Nasa. 
Lucas Campista Ricardo e Amanda Ribeiro Alves
Este ano, o Clube de Astronomia Louis Cruls completa 21 anos de atividades em prol da popularização do estudo sobre o universo sideral e dos corpos celestes, sendo um dos mais ativos do mundo. Para Marcelo Oliveira, presidente do clube, é sempre um prazer poder popularizar a astronomia. 

— Somos um grupo formado por pessoas de diversas instituições de ensino de Campos que se reuniu, voluntariamente, para realização dessas atividades. Poder estar aqui realizando, mais uma vez, um evento desta magnitude, com tantos grandes nomes da ciência mundial, é a concretização de um sonho coletivo — comemora.

Marcelo destacou ainda a importância de ter Brand Arenari à frente da Smece “Fico muito feliz em ter um companheiro nosso da ciência à frente dos projetos educacionais do município”, ressaltou.

Programação: 7 de Abril 
Campus Guarus do Instituto Federal Fluminense

9:00h –Abertura 
9:15h - “Histórias do espaço-tempo: O despertar do homem e vida lá fora” – Dr. Cláudio Melo (ESO)
10:15h – “Fotografando o Céu Noturno” – Mr. Carlos Fairbairn (Astrphotographer)
11:15h – Intervalo – Apresentação de Painéis
11:30h – “Pesquisa e Práticas Educativas em Popularização da Astronomia do MAST: 32 anos de Atuação” – Dr. Douglas Falcão – MAST
12:30h – Almoço 
14:00h – 15:30h - Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes
16:00h – Workshops

- “Astronomia prática (aprender fazendo) na sala de aula” – Dr. Patrick Miller (IASC - Hard-Simmons University)

- "Um Papo Sobre Fotografia Noturna e Processamento de Imagens" – Carlos Fairbairn (Astrophotographer) 

- “Por que Divulgar Ciência e Tecnologia para a população leiga é importante? Qual o Papel da Astronomia?” – Dr. Douglas Falcão (MAST) 

- “O Sol e a Humanidade – Conhecendo nossa Estrela” –  Caio Crespo Moraes (CALC, IFF and Charlie Bates Solar Astronomy Project) 

- “Noções de espaço-tempo curvo e Cosmologia” – Arthur Scardua (CBPF) 
- “Noções Básicas de Astronomia” – Equipe do Louis Cruls Astronomy Club 

- “ASTROmania: Passeando nas Estrelas” – Antonia Aila Alencar de Oliveira, Iara Brandão Ferreira, Marcelo Augusto do Amaral Ferreira e Vinicius Roberto Barbosa Leal (MAST)
19:00h –Observação do Céu e Atividades Culturais



Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!