Período de defeso do camarão começa e pesca de arrasto está suspensa - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 1 de março de 2017

Período de defeso do camarão começa e pesca de arrasto está suspensa

Foto Divulgação 
Medida visa a reprodução do crustáceo.

O período de defeso impede a pesca do camarão no mar da Região dos Lagos e no Norte Fluminense a partir desta quarta-feira (1º) até 31 de maio.

A medida não vale para a pesca na Laguna de Araruama, que tem um período próprio de defeso. Pescadores de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Saquarema, Macaé, Farol de São Thomé e São João da Barra são afetados pela medida. O motivo é o período de reprodução dos crustáceos.

Nos três meses, fica proibida a pesca de arrasto com tração motorizado para a captura do camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão-branco (Litopenaeus schmitti), santana ou vermelho (Pleoticus muelleri) e barba-ruça (Artemesia longinaris).

De acordo com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o pico do período de reprodução do camarão varia de um ano para outro, de acordo com as variações climáticas, de correntes e ventos.

Segundo a fundação, para receber o seguro-defeso, os pescadores devem ter o RGP (Registro Geral de Pesca) e NIT como assegurado especial. O primeiro é feito no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o segundo no INSS.

As punições incluem advertência, multa, apreensão dos animais, destruição do produto e suspensão parcial ou total das atividades, de acordo com o Decreto nº 6514, de 22 de julho de 2008. 


Do G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!