Projeto Tamar solta mais 40 filhotes de tartaruga no Farol nesta sexta - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Projeto Tamar solta mais 40 filhotes de tartaruga no Farol nesta sexta

Secom
40 filhotes da tartaruga caretta-caretta foram soltas no mar do Farol de São Thomé nesta sexta-feira (10), às 17h, próximo ao estande da Prefeitura de Campos, localizada na orla da praia.


Segundo a coordenadora da base Bacia de Campos do Projeto Tamar, a bióloga Daniela Torres, a conscientização da população é fundamental para a preservação da espécie.

Daniela explica que a temporada de desova ocorre de setembro a março e que, durante o ano, é feito um monitoramento destes locais para preservar os ovos, garantindo a reprodução da espécie. “O projeto tem os tartarugueiros, que são monitores que localizam os locais de desova e, se estes locais não estiverem adequados por questões de riscos das marés e, principalmente, da iluminação, esses ovos são remanejados para locais seguros”, informa a bióloga.

– A população também pode contribuir com a preservação das tartarugas marinhas de várias formas: não remover as estacas de marcação do projeto Tamar; não jogar lixo na praia porque muitas tartarugas confundem, principalmente, sacos plásticos com alimento e acabam morrendo e, ainda, respeitando a portaria do Ibama, que proíbe o trânsito de veículos na areia – alerta a coordenadora da base Bacia de Campos do Projeto Tamar, que inclui também os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, totalizando uma extensão de mais de 100 quilômetros de orla.

A soltura de tartarugas tem sido uma atração, principalmente, para as crianças. “É muito importante despertar, desde cedo, essa consciência ambiental. A gente observa que está havendo uma sensibilização maior das pessoas”, informa a bióloga, acrescentando que, por ano, são soltas no Farol de São Thomé, que possui 31 quilômetros de orla até Maria Rosa, cerca de 85 mil filhotes de tartaruga.




Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!