segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Procon alerta sobre validade dos garrafões de água mineral

Foto: Da Redação / Secom
A superintendência do Procon/Campos alerta consumidores e fornecedores sobre o prazo de validade dos galões de água mineral. A portaria nº 387, de 19 de setembro de 2008, expedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), estipulou que o prazo de validade dos galões é de 3 (três) anos.

Após este período, os mesmos se tornam impróprios para o uso devido tanto ao desgaste externo do invólucro - que o torna impróprio para o armazenamento e o transporte de água potável - quanto ao acúmulo de resíduos e algas dentro dos garrafões. Os cuidados com as condições de armazenamento são imprescindíveis para que se evite a contaminação da água por bactérias e micro organismos que podem causar danos à Saúde.  

O Procon/Campos também adverte que faz parte das obrigações dos fornecedores a troca dos vasilhames dentro do prazo de validade, ou mesmo com prazo de validade próximo de expirar.

- A recusa no recebimento dos galões constitui-se em prática abusiva, como estabelecido no art.39 do Código de Defesa do Consumidor, que veda ao fornecedor de bens e serviços exigir do consumidor vantagens manifestamente abusivas. Segundo entendimento de alguns juristas, mesmo depois do fim do prazo de validade os fabricantes seriam responsáveis por substituir os galões, tendo em vista que o que é comprado pelo consumidor seria a água, não tendo que arcar assim, com custos adicionais pela embalagem- orienta o superintendente do Procon, Douglas Leonard. 

O Procon comunica, seguindo as orientações estipuladas pelos diversos órgãos em território nacional, algumas recomendações úteis aos interessados:

* Só receber o garrafão com lacre e rótulos intactos e dentro do prazo de validade do produto;
* Só aceitar garrafão limpo e sem evidências de violação, remendos ou manchas;
* Conferir na rotulagem a data do envase e prazo de validade da água envasada;
* Estocar o garrafão em ambiente limpo, fresco e seco;
* Não deixar o garrafão exposto à luz solar direta para evitar o desenvolvimento de algas;
* Não deixar o garrafão (cheio ou vazio) junto a produtos com odor forte, produtos tóxicos ou materiais de limpeza;
* Não utilizar o garrafão para acondicionar outros produtos, ele é uma embalagem de uso exclusivo de água mineral;
* Antes de abrir o garrafão, limpar a tampa com álcool etílico (não perfumado);
* Periodicamente, fazer a limpeza e desinfecção do bebedouro, segundo o procedimento aconselhado pelo fabricante;
* Verificar se a embalagem apresenta no fundo o nome do fabricante, data de fabricação e número do registro no Ministério da Saúde.




Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| DESTAQUE |

A pesca com pipa no Farol de São Thomé

Foto: Supcom - Divulgação Para o sucesso da pescaria é necessário que o vento sopre em direção nordeste, pois, devido à posição do Ca...

| Geral |

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.