Cuidados no Carnaval - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Cuidados no Carnaval

Foto: Divulgação 
O Carnaval é um período de festa e dias de folia, porém a responsabilidade não deve ser esquecida, principalmente quando o assunto é saúde.


E para orientar as pessoas sobre a importância de se prevenir, não só durante a festa de Momo, a Secretaria de Saúde de Campos, através do Programa de DST/Aids e da Atenção Básica, estará fazendo uma ação em Farol de São Thomé com distribuição de preservativos e panfletos informativos.

O enfermeiro do Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP), Rodrigo Azevedo, salientou sobre os cuidados que as pessoas devem ter para não contraírem doenças sexualmente transmissíveis. "O uso do preservativo é primordial, principalmente no período do Carnaval quando as pessoas tendem a ficar mais soltas. A gente orienta as pessoas nesse período a pensarem no uso do preservativo antes mesmo de sair de casa", observou.

A mobilização para a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis neste período é nacional. Na última terça-feira (21), o Ministério da Saúde lançou uma campanha de incentivo do uso de preservativos, principalmente entre os jovens.

Ainda de acordo com Roberto, nesse período de Carnaval o CDIP não irá funcionar, mas se por ventura alguma pessoa tiver alguma relação de risco, pode procurar o Hospital Ferreira Machado dentro de 72 horas para fazer a profilaxia com o coquetel antiaids. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final do ano passado, 827 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, no período de 2010 a 2015.



Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!