Arraia gigante aparece na Vila do sol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Arraia gigante aparece na Vila do sol

Uma arraia da espécie jamanta foi vista no fim de semana na Vila do Sol, na praia do Farol de São Thomé. Um vídeo flagrou o animal, que é raro, no último sábado (7).


Segundo biólogos, se trata de uma espécie migratória, que vive na Costa Brasileira, e mede de dois a quatro metros. Os biólogos acreditam que a arraia tenha passado pelo local para se alimentar ou para reprodução. (Confira vídeo acima).

A arraia-jamanta é um dos maiores peixes que existem. Ela mede até sete metros e chega a pesar até 1.800 quilos. Diferencia-se dos outros membros da família pela boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.

Apresenta as nadadeiras cefálicas em forma de chifres, por isso os nomes populares de peixe-diabo e morcego-do-mar. A coloração é variada. Existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e também raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.

As manchas na parte inferior servem para identificação, como se fossem impressões digitais. Normalmente permanece na coluna d’água e alimenta-se de organismos planctônicos.

É uma animal dócil e de reprodução tardia. Normalmente nada bem vagarosamente e, muitas vezes, com suas nadadeiras expostas, o que lembra as de um tubarão. Apesar disso, é extremamente mansa e permite que o mergulhador se aproxime.

A arraia-jamanta vive no máximo 20 anos. Por ficar presa às redes dos pescadores, no Estado de São Paulo ela foi incluída na lista de animais ameaçados. No mundo existem cerca de 500 tipos de arraia. Só no Brasil são 46.







G1 / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!