Areia fecha canal de Barra do Furado - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Areia fecha canal de Barra do Furado

Foto: Reprodução

Pescadores do Farol de São Thomé e Barra do Furado estão desde esta terça sem conseguir entrar ou sair do mar pelo único canal de acesso. A areia tomou completamente o local.


“Estamos parados. Tem barco sem entrar e sem sair. Estamos aguardando ajuda. Hoje o canal de Barra do Furado fechou de vez. Os barcos grandes estão indo para Macaé ou outros lugares”, conta o pescador Fabrício Meirelles. Em agosto, os pescadores também tiveram o mesmo problema, mas uma máquina particular no local ajudou de forma paliativa.

— A prefeitura de Campos chegou a prometer uma máquina, que estaria vindo de São Paulo. Estamos esperando. Falaram que precisaríamos de um documento do Inea para o trabalho e os pescadores se uniram para pagar a guia no valor de R$ 1,501,00. Precisamos muito de ajuda. A situação está crítica — disse Fabrício. 

Segundo o superintendente do Inea, Luiz Fernando Guida, a luta no local é contra a natureza. “A área é dragada e a areia volta. Quando dá para abrir as comportas fazemos isso, mas muitas vezes não é possível. O Inea vai ajuda como for possível, mas não temos máquinas para dragar. Contamos com a ajuda das prefeituras. Cada um faz o que pode”, disse. 

Recentemente, atendendo a uma solicitação dos pescadores que vinham encontrando dificuldades para exercer a profissão, a Defesa Civil encaminhou o pedido de abertura das comportas do Canal das Flechas ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para que houvesse um volume de água que possibilitasse a saída dos barcos do Terminal Pesqueiro para alto mar, através da Barra do Furado. As comportas foram abertas por cerca de nove horas, tempo suficiente para que o volume de água possibilitasse a saída dos barcos.

De acordo com Genivaldo Sales, diretor-secretário da Colônia de Pescadores Z-19, a entidade encaminhou um ofício nesta terça, 11, solicitando abertura das comportas para que as embarcações consigam sair para o mar.

Segundo a prefeitura de Campos, “o tema vem sendo tratado nas reuniões na Câmara Técnica de Recursos Hídricos do Comitê do Baixo Paraíba do Sul - Região Norte. Após a última reunião, realizada no final de setembro, uma comissão foi ao local, inclusive com a presença do Inea e constatou-se, na ocasião, que a situação estava estabilizada. A partir daí, nenhum outro contato foi feito por parte dos pescadores com a prefeitura e nem com o Comitê.  O tema voltará à pauta da próxima reunião”.




Folha da Manhã / Redação

Um comentário:

  1. Temos que ver que pessoas precisam do seu trabalho para sustentar suas famílias.

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!