Farmacêuticos promovendo e protegendo a saúde no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Farmacêuticos promovendo e protegendo a saúde no Farol

   Foto: Divulgação
Cerca de 150 pacientes foram beneficiados pelo projeto Promovendo, Protegendo e Recuperando a Saúde, do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde, no Farol de São Thomé.


Farmacêuticos do setor montaram um estande na Rodoviária da praia campista e ofereceram dezenas de serviços, como orientação farmacêutica, orientação nutricional, aferição da pressão arterial e da glicemia; peso, altura e circunferência abdominal; índice de massa corporal (IMC) e testes rápidos de triagem para hepatite B, C e sífilis.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, o projeto é itinerante e visitou este mês, outros locais, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jamil Ábido, no Parque Nova Brasília. “A finalidade é prevenir doenças e incentivar o uso consciente e correto de medicamentos”, disse.

O farmacêutico Thiago Gomes informou que muitos pacientes atendidos durante a ação apresentaram alteração de glicemia e de pressão arterial. “Eles foram orientados e encaminhados para tratamento. Isso demonstra a importância de eventos desta natureza, que descobrem esses pacientes antes que alterações mais graves se manifestem”, destacou.

A Secretaria de Saúde atende a cerca de 30 mil diabéticos, sendo 4 mil deles usuários de insulina, com uma gama de serviços. Esse público já conta com 15 polos do Programa Municipal de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia) espalhados pelo município.

Além disso, a Secretaria está implantando o primeiro Centro de Referência de Hipertensão e Diabetes de Campos, que pretende contemplar cerca de 40 mil moradores da região de Guarus. A unidade funcionará no Hospital Geral de Guarus (HGG) nos próximos meses.




C24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!