Terminal de petróleo autorizado no Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 13 de agosto de 2016

Terminal de petróleo autorizado no Porto do Açu

Foto Divulgação
O Terminal de Petróleo (Toil) do Porto do Açu, desenvolvido em parceria pela Prumo Logística e a alemã Oiltanking, recebeu a aprovação da Receita Federal para alfandegamento. Entende-se por alfandegamento a autorização para estacionamento ou trânsito de veículos procedentes do exterior.

O terminal tem 20,5 metros de profundidade, 1.423,50 metros de cais e mais de 70 mil metros quadrados de área total. O documento autorizativo foi expedido no último dia 10 e, a partir de agora, a primeira operação de transbordo de petróleo é questão de tempo.

A previsão para operação é ainda para este mês. O terminal poderá realizar simultaneamente três operações de transbordo entre navios atracados a contrabordo, o que é conhecido como ship-to-ship. Inicialmente serão utilizados navios Suezmax e, partir de 2018, com a dragagem do canal para até 25 metros, o porto poderá receber navios VLCCs, que carregam até 320 mil toneladas.

O primeiro cliente do terminal é a Shell, que assinou contrato para movimentar, a partir deste mês, 200 mil barris por dia, pelo período de 20 anos. O terminal tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris por dia.

O Toil, terminal construído em área abrigada por quebra-mar, possibilita uma operação segura, rápida e eficiente, com redução de custos para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro. Além disso, a operação no Porto do Açu reúne características de alto nível que oferecem atendimento de qualidade para toda a indústria de óleo e gás.

A inauguração do novo terminal aconteceu no dia 7 de junho, com a presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. No mês passado, foram realizadas 16 manobras de treinamento na área de transbordo. Para os testes, os navios foram carregados com água no lugar do petróleo.

Entre trabalhadores do Porto do Açu, chegou a ser especulado que a primeira operação de transbordo de petróleo seria realizada no último dia 11, quinta-feira, o que não foi concretizado. Agora, com a liberação para tráfego de navios internacionais, a expectativa é que a operação da Shell seja realizada até o fim do mês. A Prumo informou que quando a operação de transbordo estiver confirmada, informará à imprensa. 





Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!