quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ato no heliporto do Farol lembra 32 anos do acidente de enchova

Foto: Divulgação
Diretores do Sindipetro-NF e categoria petroleira realizaram na manhã desta terça, 16, um ato no heliporto de Farol de São Thomé em lembrança aos 32 anos de acidente na plataforma de Enchova.

Para o Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda, a tragédia de Enchova deve ser relembrada pelos petroleiros como motivação para a luta que se faz necessária nesse momento. "A situação política do país aponta para entrega a interesses estrangeiros, o sucateamento, a insegurança crônica e a redução de efetivos, ou seja, o desmantelamento da Petrobrás e por tabela de toda cadeia produtiva do setor petróleo, com consequências para próprios e contratados. Foi exatamente nesse contexto que os grandes acidentes de Enchova e P-36 aconteceram. Lutar para mudar essa realidade é também lutar pela vida" - disse Breda.

A diretoria orienta que a categoria use o direito de recusa em qualquer situação que não se sentir segura, trata-se de um direito de todos os petroleiros previsto no anexo 2 da NR-30.

Fogo em Enchova

O acidente da plataforma de Enchova, na Bacia de Campos, em 16 de agosto de 1984, matou 37 petroleiros e deixou 19 feridos.

Após uma grande explosão na unidade, durante a operação de abandono da plataforma, uma baleeira (embarcação de emergência) caiu com 50 petroleiros a bordo, causando as mortes e ferimentos.

Para o Sindipetro-NF, ainda que em razão da atuação sindical muitas conquistas tenham ocorrido na área de segurança — como interdições de plataformas e participação em comissões de investigação de acidentes —, o cenário continua a ser trágico nas áreas operacionais do setor petróleo.

A entidade registra com frequência casos de vazamentos, incêndios, ferimentos, mutilações e mortes. 

De acordo com relatório do Departamento de Saúde do sindicato, 138 petroleiros morreram na Bacia de Campos de 1998 a junho de 2016. Destes, 100 eram empregados de empresas privadas do setor petróleo, e 38 eram da Petrobrás.




Sindipetro-NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!


Dias 7, 8, 9, 10 - 15, 16 e 17 de Setembro. Esperamos Por Você!

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| DESTAQUE |

Conheça os Pratos que darão um show a parte no 5º Festival de Petiscos do Farol

Foto: Fabiana Henriques Aconteceu na tarde desta terça-feira, 15, na Praia do Farol de São Thomé, o lançamento dos pratos do 5º Festiv...

| Geral |

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.