Saiba como se prevenir do vírus H1N1 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 26 de abril de 2016

Saiba como se prevenir do vírus H1N1

Divulgação
Para se proteger contra o vírus H1N1, transmitido por via respiratória, a principal recomendação dos infectologistas é evitar o contato com pessoas infectadas em conglomerados ou lugares fechados.

A estratégia mais eficaz, portanto, é tomar a vacina contra a influenza, principalmente, os grupos de risco formados pelos idosos, crianças e grávidas. Para diminuir o risco de epidemia, cabe às pessoas com casos suspeitos evitar a disseminação do vírus. As pessoas com quadro de febre alta, mal-estar e dor no corpo, não devem ir ao trabalho para impedir a contaminação de outras pessoas, alertam os especialistas. Em caso desses sintomas, procure urgentemente um médico.

 Um dos cuidados essenciais é higienizar bem as mãos. Confira!

Use máscara para falar com o paciente  

Os profissionais explicam que a H1N1 pode ser transmitida através do contato direto com outro doente, uma vez que o vírus é passado adiante através de secreções como saliva e muco.  

O contágio pode ocorrer sempre que o paciente espirra ou tosse, ou, ainda, através da fala. Sendo assim, o uso de máscara descartável quando estiver próximo ao doente é fundamental.

Mantenha as mãos higienizadas

A dica vale para evitar qualquer tipo de doença ou infecção. Lave sempre as mãos. De acordo com profissionais, temos por hábito colocar as mãos no rosto. O movimento se repete em torno de 1500 vezes por dia e sem nem percebermos.

Ao tossir ou espirrar, é correto levar a mão ao nariz ou boca. Isso evita a proliferação do vírus no ambiente. Porém, essa mesma mão toca a maçaneta da porta ou a campainha do ônibus.

Por isso, ela deve ser muito bem lavada sempre que possível e, principalmente, antes de comer alguma coisa, coçar os olhos ou, até mesmo, colocá-la no nariz antes de espirrar para evitar qualquer tipo de contaminação.

- utilize água e sabão;

- quando estiver na rua, em um banheiro público, prefira secá-la naquelas máquinas que soltam vapor. Na falta delas, tenha sempre uma embalagem de lenço de papel na bolsa. Nunca use toalha ou papel higiênico em locais públicos;

- mantenha na bolsa um frasco de álcool gel e sempre que lembrar aplique um pouco nas mãos;

Fuja de lugares cheios e sem corrente de ar

Evite aglomerações, principalmente em lugares fechados e sem circulação de ar. Se não tiver como evitar idas às agências bancárias ou dos correios, assim como supermercados, farmácias, lojas e, até, consultórios médicos, lembre-se de lavar as mãos.

Faça isso sempre que tocar em lugares de grande circulação como acentos de transporte público, bancos de praça, cadeiras e mesas de consultórios, assim como maçanetas de portas. Na falta de um banheiro por perto, aplique um pouco do álcool gel que deve estar em sua bolsa.

Trate da saúde
A baixa imunidade abre uma porta para a entrada de doenças virais. Além de cuidar da alimentação, procure evitar fatores que possam deixá-la vulnerável como estresse e ansiedade.

Além disso, não exagere no consumo de bebidas alcoólicas e de medicamentos. Pratique exercícios regularmente, durma pelo menos oito horas por dia e visite o médico sempre que possível.
     
Evite pronto-socorros

A menos que não tenha jeito, evite ir ao pronto-socorro. Procure a emergência de um hospital somente se fizer parte dos grupos de riscos e apresentar sintomas fortes da gripe.

Infelizmente, nesses lugares há uma grande concentração de pessoas doentes, tornando-se um ambiente propício para a proliferação do vírus. Então, sempre há o risco de você dar entrada com uma enxaqueca e sair de lá com a H1N1 ou qualquer outra doença grave.




Espelho Meu / UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!