Obras do Porto Farol/Barra entrarão na segunda fase - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 3 de março de 2016

Obras do Porto Farol/Barra entrarão na segunda fase

Divulgação
A segunda fase das obras hidráulicas para construção do Porto e Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, começarão em breve.

O assunto esteve na agenda de trabalho do secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Edilson Peixoto, em Brasília, na terça (1º) e quarta-feira (2).

Edilson apresentou as alterações no projeto para redimensionar e adequar o empreendimento às atividades do setor offshore, conforme as alterações da legislação do setor naval. No entanto, a Prefeitura ainda não divulgou uma data para as obras começarem.

Edilson Peixoto participou de reuniões técnicas em diferentes setores da Secretaria de Portos da Presidência da República. Ele destaca que os procedimentos em Brasília visam atender todas as exigências técnicas e ao mesmo tempo, mobilizar os órgãos do governo federal com vistas à liberação dos recursos da ordem de R$ 344 milhões, que são a contrapartida da União para contribuir com as Prefeituras de Campos e Quissamã nas obras hidráulicas.

"As obras, agora na segunda fase, compreendem a remoção do molhe de pedras (espigão) do lado Norte, a conclusão do molhe sul e a escavação da foz do Canal das Flechas para adequar o calado do canal, e assim permitir a navegação dos navios e rebocadores até os estaleiros. Estes vão surgir ao longo de 2 mil metros do canal, que contará ainda com logística para cargas, hotel, posto de abastecimento e outros serviços para os setores naval e offshore", detalhou o secretário Edilson Peixoto.

Edilson destacou ainda a importância da conclusão das obras para a logística portuária no Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, mediante a localização estratégica junto da região do pré-sal, heliporto da Petrobras, Aeroporto de Campos, que terá porto seco, e junto das ferrovias EF-118 e EF 354, ambas integrantes do Plano Integrado de Logística Nacional, que ligará os Estados do Rio, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Brasília e o Acre ao Oceano Pacífico.





G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!