Santo Amaro: Cavalhada atrai multidão - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 17 de janeiro de 2016

Santo Amaro: Cavalhada atrai multidão

Fotos: Gerson Gomes
Como acontece todos os anos, a tradicional Cavalhada foi a principal atração popular da festa religiosa de Santo Amaro, Padroeiro da Baixada Campista, no final da tarde de sexta-feira (15) no distrito que leva seu nome, em Campos.

A eterna luta entre mouros e cristãos sempre atrai um grande número de admiradores neste período do ano. Nessa luta, cavaleiros da região relembram uma tradição que já passa de pai para filho pelos últimos cem anos.

Este é o caso de Anthony da Silva que, aos 14 anos, já participa da festa pelo segundo ano consecutivo, defendendo a cor vermelha dos mouros. “Participo porque gosto, mas esta é uma tradição que vem do meu avô e meu pai também cultivou”, declarou enquanto aguardava a continuidade da festa.

Participam do duelo, 24 cavalheiros, com cavalos ornamentados nas cores azul e vermelha de cristãos e mouros. Entre as provas, a principal delas: a da argola. Ao término da luta, os cavaleiros se confraternizam em nome da tradição e da representação simbólica.

Entre os cavaleiros cristãos estavam também Luis Fernando Manhães, 18 anos, que há cinco participa da festa. Ele mora no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, mas tem parentes em São Martinho, aonde a Cavalhada se repete todos os anos, e não deixa de participar. “Venho todos os anos do Rio de Janeiro para participar da festa”, afirmou.






Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!