"Invasão" de mosquitos preocupa moradores do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

"Invasão" de mosquitos preocupa moradores do Farol

Reprodução
Moradores e turistas que veraneiam na Praia do Farol de São Thomé estão preocupados com a grande quantidade de mosquitos, do gênero culex, que infestam a única praia campista.

Embora, os insetos não estejam relacionados ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya, além do zika vírus –, o culex, conhecido popularmente como “borrachudo”, incomoda bastante e também é o vetor de algumas doenças, entre elas a filariose (elefantíase).
A situação é pior nas áreas onde tem alagados e valões, o que contribui para alastrar ainda mais os insetos.

Nesta terça-feira (12/01), trabalhadores que prestam serviços para a Petrobras, foram surpreendidos por uma invasão de culex, ao desembarcarem no heliporto do Farol. Devido a "invasão", o supervisor da Petrobras responsável pelo heliporto recomenda que o trabalhador que tiver de ir ao local utilize roupas de manga cumprida e repelente. Também foi realizada uma dedetização na área predial.

Procurado por um jornal de Campos, o Ururau, o coordenador do Programa de Combate à Dengue, no Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), Claudenir Barcelos, disse que o órgão vem fazendo um trabalho de rotina na praia, incluindo sábados e domingos. Além disso, o Farol, que já conta com uma motofog fumacê, passará, a partir desta quarta-feira (13/01), a ter outro equipamento.

“Acontece, se a gente usar um inseticida no Farol, quando vier o problema da dengue, não vamos conseguir combater, porque o mosquito cria resistência. Mas, estamos fazendo um trabalho com um novo inseticida que compramos para colocar nos alagados e tentar diminuir essa grande quantidade de mosquitos. Agora não adianta jogar veneno no ar porque não vai resolver. Só vai resolver se eliminar o foco”, explicou Claudenir.






Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!