Defesa Civil RJ lança serviço de alerta de emergências via SMS - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Defesa Civil RJ lança serviço de alerta de emergências via SMS

Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Defesa Civil lançou um serviço gratuito de SMS com alertas de emergências para os cidadãos de todo o Estado. O novo sistema, que tem por objetivo prevenir acidentes e antecipar situações que ofereçam riscos à população, é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério Público Federal.

Quem tiver interesse já pode se cadastrar online pelo site www.sisemte.cbmerj.rj.gov.br. Os dados solicitados são nome completo, e-mail, CPF e RG, CEP, número do telefone e operadora.

De acordo com o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), tenente-coronel Gil Kempers, a iniciativa vai ampliar ainda mais o alcance da Defesa Civil estadual.

– O grande desafio que vivemos é a mudança no comportamento nacional para gestão de desastres. Isso significa pensar em ações de defesa civil que não sejam apenas as de resposta. Um modelo de mensagem em caso de chuvas pode ser: mudança de estágio de atenção no município de Petrópolis. Fiquem alertas! – exemplifica Kempers.

Para o superintendente operacional da Defesa Civil RJ, coronel Marcelo Hess, a difusão de alertas e informações de emergência para a população sobre risco de desastres naturais fortalece a cultura de prevenção no Estado.

– Só um trabalho integrado interinstitucional pode efetivamente reduzir a possibilidade de danos e prejuízos e deixar a população sempre atenta – avalia o coronel Hess.

A iniciativa contou com o apoio da assessoria de informática do Corpo de Bombeiros, que desenvolveu toda a parte técnica para viabilizar o envio das mensagens e da Faetec Petrópolis.








C24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!