Embarcação da Marinha do Brasil fica pronta em estaleiro do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Embarcação da Marinha do Brasil fica pronta em estaleiro do Farol

Foto: Fabiana Henriques
A embarcação de pequeno porte IEAPM - 05 Anchova de propriedade  da Marinha do Brasil foi construída em estaleiro da praia do Farol e seguirá nesta quinta-feira, 22, se as condições do mar permitir, para Arraial do cabo.

Muitas embarcações são construídas na praia do Farol de São Thomé e depois de prontas seguem para diferentes Estados do Brasil. Hoje, o Farol de São Thomé é uma referência quando se fala em construção naval, tanto, que nesta quarta-feira, 21, ficou pronta uma embarcação de pequeno porte para pesquisas da Marinha do Brasil que estava em construção por aproximadamente seis meses no estaleiro de Jorginho Balabá, no Farol de São Thomé.

A embarcação Anchova, é um barco de pequeno porte para transporte de pessoal e pequenas cargas e de apoio às pesquisas da biologia marinha de propriedade da Marinha do Brasil que realiza pesquisas em parceria com o IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira). O IEAPM desenvolve hoje diversas atividades, muitas de interesse dual, em parceria com organizações militares da Marinha do Brasil, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, universidades e institutos de pesquisa. (Saiba mais sobre a IEAPM - Clicando AQUI).

De acordo com o Comandante Terra que acompanhou a saída da embarcação, do estaleiro para a beira mar no Náutico, algumas dessas pesquisas abrange o estudo de microrganismos ‘grudentos’ que pegam carona nos cascos das embarcações. Esses organismos podem prejudicar o desempenho da navegação e causar sérios danos físicos aos barcos e as pesquisas estudam os possíveis impactos que os microrganismos podem trazer ao meio ambiente. 

"Aqui na praia do Farol, tem tudo o que necessitamos para o modo como a embarcação deve ser feita. Por exemplo, a embarcação tem um calado baixo e pode chegar mais próximo das pedras. Não iríamos perder tempo em buscar em outro lugar, por isso, confiamos em fazer aqui", destacou o Comandante Terra.
Fotos: Fabiana Henriques

Por Fabiana Henriques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!