Falta de médicos causa transtornos aos moradores de Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Falta de médicos causa transtornos aos moradores de Farol

Foto: Secom

A falta de médicos na Unidade Pré-Hospitalar  (UPH) de Farol de São Thomé, causa transtornos aos pacientes que procuram atendimento no local.

Desde a última quinta-feira (9), o posto estaria sem nenhum clínico geral

 A informação repassada pelos funcionários é de que havia apenas enfermeiros. O prazo para a solução do problema é de "pelo menos uma semana”, segundo as atendentes. Nesta segunda-feira (13), a situação no posto permanece a mesma. Os pacientes que procuram o local são orientados a seguirem às unidades de saúde do Lagamar, Baixa Grande ou Hospital São José.

Na última semana, médicos de hospitais contratualizados chegaram a entrar em estado de greve e o sindicato da categoria afirmou que os profissionais estão “bancando o sistema de Saúde de Campos”. O movimento foi suspenso nessa sexta-feira (10) após reunião com representantes da Prefeitura de Campos. 

"Se a gente passa mal, vai recorrer onde? Baixa Grande e São José são distantes de Farol. Mesmo que a ambulância socorra, o tempo de viagem pode ser fatal", disse a aposentada Neusa Gonçalves. Ela necessita retirar a receita médica de um remédio para diabetes, mas não conseguiu. "Depender da vontade deles, é um absurdo. Não tem condição. A gente vai esperar até quando?", desabafa a aposentada.

A atendente de telemarketing Cintia Simões de Oliveira afirma que o problema da falta de médicos não é recente. "Não é de hoje que passamos por isso. Faz uns quinze dias que eu estou doente e venho atrás de médico e não encontro. Eu acho que isso é uma falta de respeito com as pessoas", afirmou Cintia.

No sábado, 11, a dona de casa, Leda Barreto de Souza, de 61 anos, compareceu a UPH do Farol, com fortes dores no peito e falta de ar, disse que estaria com pneumonia diagnosticado semanas antes e que resolveu voltar no sábado devido o antibiótico ter terminado, porém, ainda sentia dores, falta de ar e febre, disse que queria um novo raio-x para ver se ainda estava com a doença, mas, não encontrou nenhum médico na unidade e voltou para sua casa sem solução.

Desde o final do mês de abril deste ano, a Superintendência de Atenção Regional da Fundação Municipal de Saúde (FMS) admitiu que alguns problemas enfrentados na rede com a falta de médicos estão relacionados a pedidos de demissão.

De acordo com o presidente do sindicato dos Médicos, José Roberto Crespo de Souza, existem profissionais da classe médica com atrasos em seus vencimentos há mais de onze meses.  “Estes fatos desmotivam e desgastam os profissionais, temos a esperança de que tudo seja resolvido o mais breve possível. Não podemos continuar bancando o sistema de saúde do município”, declarou o presidente.

Em nota, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, afirma que não procede a informação de que a unidade estaria sem clínico geral desde a última quinta-feira. O atendimento está normal com clínico geral e médicos de especialidades. 













JTV / Redação

2 comentários:

  1. No Farol só tem médico durante o verão, porque tem turistas frequentando a praia, após a quarta feira de cinzas eles não são mais vistos por aqui.
    E eu não sei porque existem essas associações de moradores, que não reivindicam nada para amenizar as tantas faltas que temos aqui na única praia da cidade e tão abandonada !

    ResponderExcluir
  2. No Farol só tem médico durante o verão, porque tem turistas frequentando a praia, após a quarta feira de cinzas eles não são mais vistos por aqui.
    E eu não sei porque existem essas associações de moradores, que não reivindicam nada para amenizar as tantas faltas que temos aqui na única praia da cidade e tão abandonada !

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!