Fiéis preparam tapetes de Corpus Christi no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Fiéis preparam tapetes de Corpus Christi no Farol

Fotos: Fabiana Henriques
Muitos católicos participaram nesta quinta-feira (4) da confecção de tapetes de Corpus Christi. As pessoas trabalharam por toda a manhã e ainda uma parte da tarde. Os painéis foram produzidos com serragem, borra de café, sal grosso (colorido e branco) e corantes.

De acordo com a tradição, o tapete de Corpus Christi é para exaltar aquele que o percorre. “É uma homenagem ao Jesus Sacramentado”.

Os tapetes foram confeccionados na rua entre o calçadão e as casuarinas próximo ao stande de meio ambiente no Náutico. Muitos fiéis também compareceram na igreja Nossa Senhora das Rosas próximo ao Náutico, confeccionando vários tapetes nesta tarde ensolarada.
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).
(Fonte: Wikipédia)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!