Bebê Yarllei morador do Farol consegue cirurgia para retirada de catarata - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Bebê Yarllei morador do Farol consegue cirurgia para retirada de catarata



Foto: Lúcia Mara
Lembra do caso do bebê Yarllei Ribeiro morador do Farol?

Depois da mobilização da família para conseguir arrecadar a quantia necessária para a cirurgia nos olhos devido a uma catarata congênita, que ocasiona cegueira total, finalmente, o bebê Yarllei de apenas um ano e um mês foi operado no Rio de Janeiro.

A cirurgia teve por objetivo a retirada da catarata nos dois olhos, para que seja colocada as lentes. Por não ser possível em Campos, o procedimento foi realizado no Rio de Janeiro onde a família procurou uma clínica particular e fez a cirurgia que custou R$ 10 mil reais. 
Yarllei Ribeiro - Divulgação
_"Após a cirurgia o médico comunicou a família que havia operado os dois olhos, sendo que um olho a gente não precisava pagar. Choramos muito de felicidade, pois, íamos ter que correr atrás do dinheiro da outra vista", contou a avó Lúcia Mara.

O procedimento foi realizado na clínica pró-oftalmo em Botafogo no RJ, pelo Dr. Ivan Resende. "Quero agradecer em nome do meu netinho a toda a família e todos os amigos  e conhecidos que nos ajudaram", disse Lúcia Mara.

Catarata Congênita - Ocorre por alterações na formação do cristalino e é a principal causa de cegueira na infância. Qualquer opacificação do cristalino presente no nascimento é uma catarata congênita. Dependendo do grau de opacificação, pode haver interferência na passagem de luz, por distorção ou redução na quantidade de raios luminosos que atingem a retina de bebês.
Foto: Divulgação
Por ser uma causa comprovada de cegueira infantil e por requerer diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico imediatos, a catarata congênita depende de atenção especial de profissionais de saúde.  A catarata congénita/infantil é a forma mais grave de catarata devido ao seu potencial para impedir o normal desenvolvimento da visão

O valor da cirurgia ficava em torno dos R$ 13 mil reais, o que tornava o procedimento impossível para os pais de Yarllei que não tinham condições de pagar.

Devido ao desespero da família, em abril desse ano foi organizado uma Festa do Laço e um bingo beneficente em prol da cirurgia de Yarllei. Várias pessoas se mobilizaram através de rede social para que os pais pudessem conseguir o valor.

Felizmente, nesta terça, 12/05, Yarllei foi operado com sucesso e passa bem.















Catarata: www.drvisao.com.br

Um comentário:

  1. Acredito que o SUS faça essa cirurgia sim. Aliás, se o governo do Rio não oferece esta cirurgia, é obrigação do Estado custear a cirurgia fora do domícilio, mesmo que seja em outro Estado. Acho que houve um equívoco!!! É melhor a família procurar a assistente social, na Secretaria de Saúde, na Prefeitura Municipal de Campos. Não havendo solução, é necessário procurar o Ministério Público. Essa é a saída legal e garantida pelas Leis do SUS.

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!