Mudança de hábito por mais qualidade de vida - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mudança de hábito por mais qualidade de vida

Phillipe Moacyr
Em busca de qualidade de vida, campista têm procurado cada vez mais por atividade física


"Ano novo, vida nova". Foi com esta determinação que a professora Priscila Peixoto, de 22 anos, retornou à academia na primeira semana de 2015, depois de um ano e meio afastada das atividades físicas. Em 2013, ela abandonou o treinamento por conta do corre-corre diário. Desta vez, seguirá o caminho inverso: irá organizar a agenda profissional para que consiga conciliar o trabalho e o bem-estar.

Priscila é uma entre as muitas pessoas que estipularam como meta para 2015 o ingresso na academia ou a regularização da prática de alguma atividade física. Profissionais de Educação Física garantem que com o passar dos anos o comportamento dos brasileiros vem mudando positivamente em relação a isso. Apesar de ainda existirem aqueles que só se preocupam com o corpo às vésperas do verão, para exibir corpos esculturais na praia, estes são minoria.

O educador físico Walter Pessanha garante que apenas 30% dos seus alunos são "pré-verão", como ele próprio denomina. A maioria frequenta a academia regularmente ao longo do ano. "Sempre tem um ou outro querendo compensar um ano inteiro em dois ou três meses, o que é humanamente impossível. Na verdade, temos percebido um empenho bem grande por parte dos alunos. Faça chuva ou faça sol, no inverno ou no verão, eles estão sempre aqui, colocando a saúde em primeiro lugar", comentou.

Não foi à toa que a Priscila decidiu priorizar a saúde. Ao longo do período em que se tornou sedentária, ela "ganhou" 10kg, passou a sentir cansaço ao caminhar distâncias curtas e encontrar limitação na realização de algumas atividades. "Subir a rampa da faculdade era quase fatal. Quando senti que não dava mais para continuar daquele jeito, procurei ajuda médica, fiz os exames, iniciei a dieta e as atividades físicas. Em pouquíssimo tempo senti as mudanças acontecendo. A partir de agora, minha saúde é minha prioridade. Irei adequar os demais compromissos para que não precise faltar à academia. Essa será minha grande conquista em 2015", comemorou, antecipadamente, a professora. 

Reingresso também aumentou

Há três anos à frente de uma academia na Baixada Campista, a empresária Carla Rangel, contou ter notado a mudança de comportamento do início de 2015 em comparação aos dois anos anteriores. 

"O movimento no início de 2013 e 2014 foi fraco, como de costume. Neste ano, especialmente, estamos notando o contrário. O número de pessoas que decidiram retornar à academia nesta primeira semana foi acima da média. Em apenas um dia, por exemplo, tivemos 20 alunos reingressando", destacou.

Também é grande o número de pessoas que optaram por aderir à prática de atividades físicas pela primeira vez, como Lívia Ferreira, de 24 anos. Infeliz ao se olhar no espelho e notar os quilinhos a mais, ela procurou um endocrinologista e foi orientada a fazer uma reeducação alimentar, somada à prática de esportes. "Confesso que não é fácil. Mas, desde o momento que estabeleci como meta, me sinto na obrigação de alcançar meu objetivo. Não penso só no emagrecimento, mas também, e principalmente, na qualidade de vida. É muito frustrante se sentir cansada ao realizar atividades tão básicas como caminhar. Comecei há poucos dias. Ainda não deu para notar mudanças. Mas, sei que a minha saúde agradecerá", aposta Lívia.

Avaliação é individual

São muitos os motivos que levam o aluno à academia: emagrecer, ganhar massa muscular ou manter o corpo. A indicação para os exercícios depende da necessidade e do objetivo de cada um. O educador físico Eduardo Boynard ressaltou que "não existe 'receita de bolo' para a musculação. Os casos devem ser analisados individualmente e o treinamento elaborado, exclusivamente, para atender às necessidades daquele aluno", explicou.

Ele revelou que apenas uma coisa é comum a todos. O bom resultado depende da combinação: atividade física, alimentação balanceada e boas noites de sono. "Garantindo esta combinação ao longo do ano, não tem como falhar nunca", brincou.

Quanto ao perfil dos alunos, ele revela que varia de acordo com a faixa etária. Os mais jovens frequentam a academia se preocupando basicamente com a estética. Já os mais experientes, buscam qualidade de vida. No entanto, seja lá qual for a sua idade, a decisão de adotar a prática de uma vida mais saudável é uma ótima escolha para 2015. 















O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!