ZUMBA: febre das academias em todo o país chega ao Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 27 de dezembro de 2014

ZUMBA: febre das academias em todo o país chega ao Farol

Fotos: Divulgação
Para perder peso e manter a saúde é preciso encontrar uma atividade que lhe proporcione prazer.

Dentre as tantas opções, uma que vem ganhando cada vez mais espaço é a Zumba. Este estilo de dança que vem invadindo as academias de todo o país, consegue aliar uma atividade que pode ser bastante divertida, com excelentes resultados. Essa dança agora também no Farol, chegou na academia Ágda Fitness às sextas das 20:00 às 21:00hs e sábados das 10:00 às 11:00 da manhã.
Professor de Zumba Phillipe Benini

A estréia aconteceu no dia 16/12, através de um aulão grátis que durou uma semana, na academia Ágda Fitness em parceria com a equipe de Heraldo Júnior Team. Além da zumba que é comandada pelo professor Phillipe Benini, outras modalidades chegaram com tudo, são elas: o Bodycombat que acontece às terças e quintas e o Power Jump comandado pela professora Amanda Gomes. E nós do Portal do Farol, fomos conferir de pertinho as aulas de cada modalidade. 
Portal do Farol marcando presença na aula de Zumba com Phillipe Benini
Clique na imagem para ampliar
A zumba é comandada pelo professor Phillipe Benini que também coloca a galera para dançar nas academias de Campos.

Você poderá se inscrever na academia Ágda Fitness, uma Rua depois da sorveteria do Mansur - Náutico. Maiores informações pelos telefones (22)  2747-1353 e 999148520.

ZUMBA

Diferentemente de algumas danças, que são predominantemente dominadas por mulheres, a Zumba é muito eclética e oferece excelentes resultados para os mais diversos perfis e objetivos.

Ao contrário do que muitos acreditam a Zumba não é um estilo que foi adaptado ao fitness. Na verdade a Zumba é uma adaptação de vários estilos de dança latina, que foi criado e adaptado na cidade de Miami. Para se ter uma idéia do tamanho que a Zumba tem hoje, cerca de 14 milhões de pessoas praticam este tipo de dança ao redor do mundo. A Zumba é encontrada em mais de 180 países, sendo hoje considerada um fenômeno mundial do fitness.
Foto: Divulgação
Como funciona uma aula de Zumba?

Dentre as inúmeras variações que o estilo permite, já que é uma adaptação de várias danças latinas, a Zumba na grande maioria das vezes é conduzida por um professor e os alunos copiam seus movimentos. Assim, as coreografias ficam no encargo do professor e os alunos apenas se divertem e acompanham a dança. Como a Zumba traz muitas variações diferentes, o professor consegue mobilizar praticamente todos os grandes músculos. Além disso, com influências de danças rápidas e lentas, a Zumba acaba sendo um exercício intervalado de alto impacto. As músicas que vão ditar o ritmo são de frentes variadas, como pop, reggae, salsa e muitas outras. Apenas com a seleção correta das músicas, o professor já consegue controlar a intensidade e o volume.

Quais os benefícios da Zumba?

Os exercícios que contam com intervalos e alterações de intensidade, os intervalados, contam com um excelente gasto calórico total, sendo muito eficientes para o emagrecimento e aumento dos níveis do metabolismo basal. Assim, a Zumba é uma excelente maneira de perda de peso, já que com sua alternância de ritmos, faz com que o corpo fique com os níveis fisiológicos e metabólicos elevados por mais tempo.

Mas é só quem busca emagrecer que pode fazer aula de Zumba? De maneira alguma. Mesmo para quem busca nela uma prática para a saúde, vai ter excelentes resultados. 

Como a Zumba é um exercício aeróbico, mas que conta com alternância de movimentos e de intensidade, é possível desenvolver o tônus muscular, a coordenação motora, resistência cardio respiratória e muito mais. Como a Zumba atua em praticamente todos os grandes grupos musculares, mas principalmente os das pernas e glúteos, estes tem grandes ganhos de tonicidade. É bom deixar claro que tonicidade é diferente de hipertrofia, sendo que nesta última o tamanho do músculo é que é aumentado e não apenas seu tônus.

Estes são alguns dos benefícios fisiológicos da Zumba. Mas eles não param por ai. Com a prática constante, além da coordenação motora, o equilíbrio também é muito beneficiado, sendo uma boa pedida para pessoas em processo de envelhecimento.

Além disso, o contato com pessoas, com um grupo maior, aumenta as interações sociais e favorece a distração e a diversão. Não que as outras práticas convencionais não consigam isto, mas a Zumba, por seu caráter recreativo, garante muito mais.

Desta forma a Zumba é uma ótima escolha para quem quer uma atividade bastante completa e que seja prazerosa. Além disso, a Zumba é uma atividade democrática, onde crianças, jovens, idosos, homens e mulheres podem participar. 

Cada um dança no seu ritmo e assim tem espaço para todos numa aula de Zumba. Bons Treinos!
Treino Bodycombat com Heraldo Júnior
Power Jump com a professora Amanda Gomes
Phillipe Benini e Heraldo Júnior













Professor Phillipe Benini após a Zumba











Treino Bodycombat




Phillipe Benini com a camisa do nosso Portal





























Redação / Treino Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!