Dois homens detidos por despejo irregular de efluentes na Avenida Boa Vista em Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dois homens detidos por despejo irregular de efluentes na Avenida Boa Vista em Farol

 Fotos: Filipe Lemos
Dois homens foram detidos nesta quarta-feira (03/12) durante operação de fiscalização no Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), na Avenida Boa Vista, em Farol de São Thomé.


A ação foi deflagrada por fiscais do Pelag, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, da Superintendência do órgão em Campos, juntamente com policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (3ª Upam).

Segundo os agentes, o objetivo da ação é notificar os proprietários de construções na Avenida Boa Vista, que estão localizadas em área que se tornou reserva ambiental, em 2012.

De acordo com fiscais do Inea, um dos detidos, identificado como A.J.P, foi detido em um lava jato, situado na área de reserva ambiental. No local foi detectada também a falta de um separador de óleo, equipamento que impossibilita que o resíduo vá direto para o Parque Estadual e para o lençol freático. Além disso, materiais como detergentes e cloro estavam sendo despejados e atingindo o lençol.
 Fotos: Filipe Lemos
Ele teria alegado para os fiscais que desconhecia que o lava jato havia sido construído em área de reserva e que teria arrendado o imóvel há um mês. O verdadeiro dono do imóvel já teria sido notificado outras vezes pelo Inea.

Já o outro suspeito R.R.S., foi detido em casa. No quintal foi encontrado um chiqueiro de porcos, cujos dejetos estariam sendo liberados direto no lençol freático. Os detidos foram levados para a 134ª Delegacia Legal, foram autuados por crime ambiental, assinaram um termo e liberados.
O sargento Luciano, contou que no local há aproximadamente 30 casas. Em junho de 2013 todas estavam irregular com o esgoto. Depois das constantes operações do Inea, a situação já se resolveu. Luciano ainda ressalta que em local de área ambiental, não se pode fazer nenhum tipo de construção.

A operação do Inea abrange toda área do Parque Estadual da Lagoa do Açu e seus arredores. 
















UJornal / C24H / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!