Cavalos e bois transitam livremente pelo asfalto e praça do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Cavalos e bois transitam livremente pelo asfalto e praça do Farol

Fotos: Flagras de Internalta
Bois e cavalos soltos à margem do asfalto, pela Avenida que vai para o Xexé são encontrados tanto de dia quanto a noite.


Quem vai do Náutico ao Xexé não é difícil encontrar bois e cavalos transitando pela Avenida. O que torna o perigo maior na parte da noite, visto que entre a Vila do Sol e o Xexé existe uma área sem nenhuma iluminação.
Indo mais além, quem for passear pela praça da Vila do Sol, contará com uma companhia a mais no seu lazer. Vacas circulam livremente, comendo capim pela praça como se ali, fosse o próprio curral dela.
Praça da Vila do Sol - Rua Golfinho
 O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que a população deve fazer denúncia de animais soltos nas vias públicas – no caso de ruas e estradas – através dos telefones (22) 2732-6358 ou 0800-2828822. 

O diretor geral César Salles afirma que, ao solicitar a captura do animal, a pessoa dê referência de onde ele se encontra, que será agendada a ida do caminhão até o local. O serviço é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 24 horas.
    
Em média, mensalmente, o CCZ captura 30 animais, a maior parte cavalos e cães que ficam vagando pelas vias públicas. “O serviço não tem interrupção. É realizado todo dia e dependemos basicamente da informação da população para agirmos”, assinala.
    
Os animais recolhidos são levados para o Canil Municipal, que funciona ao lado do Parque de Exposições da Pecuária e ficam sob a guarda do município. Os proprietários têm cinco dias para comprovar a posse do animal e fazer seu resgate. É cobrada uma multa e a diária de permanência do animal. Após o prazo, se o proprietário não retira o animal, ele perde a posse havendo o encaminhamento à adoção. 
    
Animais soltos na pista tem sido um problema constante encontrado por motoristas. A situação é agravada principalmente nas áreas rurais ou de matagal. Além dos inúmeros sustos e colisões ocasionados, em casos de acidentes, os donos desses animais nunca são encontrados, pois não querem ter problema com a justiça.

Geralmente, os proprietários só aparecem quando os animais são recolhidos.

O diretor do CCZ, César Salles, afirma que o Setor de Recolhimento de Médios e Grandes Animais (Curral) chega a recolher 40 animais por semana em todo o município. O animal recebe vacina contra raiva e tétano e é microchipado, sendo assim, é possível verificar se ele é reincidente ou não. Caso seja, o dono perderá de vez a posse do mesmo. 
Praça da Vila do Sol - Rua Golfinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!